Capacidade do SNS vai aumentar para 21 mil testes por dia
O Governo vai aumentar a capacidade de testagem do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para 21 mil testes por dia, acima dos 14 mil testes que se estão a fazer diariamente.
Nas próximas semanas, e com a entrada em fase de contingência, a capacidade de testagem ao coronavírus do Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai aumentar. Com os investimentos que o Governo tem previstos, os hospitais e clínicas públicas serão capazes de realizar 21 mil testes diários, acima dos 14 mil por dia que se fazem atualmente, anunciou esta quinta-feira o primeiro-ministro.
“Reforçamos significativamente ao longo destes meses a capacidade do SNS. Inicialmente realizavam-se dez mil testes por dia e, neste momento, só no SNS, estão a ser feitos 14 mil. Com os investimentos previstos, ao longo das próximas semanas, e só no SNS, aumentaremos para mais de 21 mil os testes feitos por dia“, disse António Costa, em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
O primeiro-ministro adiantou também que o Governo está a “concluir a assinatura de um protocolo” com a Fundação Manuel dos Santos e com o Instituto de Medicina Molecular que vai “permitir aumentar de forma muito significativa a capacidade de testagem”. “Temos de ter a capacidade de, assim que há um caso suspeito, testá-lo rapidamente”, completou.
António Costa avançou que já foi ultrapassada a barreira dos dois milhões de testes feitos. Até este domingo, 6 de setembro, foram realizados 2,186 milhões de testes. No dia 8 de setembro foi batido um recorde de 20.527 testes diários. “Hoje temos o dobro dos laboratórios que tínhamos no início da crise”, completou.
(Notícia atualizada às 14h29 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Capacidade do SNS vai aumentar para 21 mil testes por dia
{{ noCommentsLabel }}