Lagoas Park vendido a fundo britânico por 421 milhões de euros

O parque empresarial em Oeiras, que pertenceu à Teixeira Duarte, foi agora vendido por mais de 421 milhões ao fundo britânico Henderson Park Capital Partners.

Dois anos depois de ter sido vendido pela Teixeira Duarte, o Lagoas Park mudou novamente de mãos. O fundo britânico Henderson Park Capital Partners chegou a acordo com a Kildare Partners, atual proprietária e também do Reino Unido, para adquirir este parque empresarial em Oeiras, no distrito de Lisboa. Esta é uma das maiores operações do ano no setor imobiliário.

A operação foi fechada na semana passada por 421 milhões de euros, de acordo com comunicado do fundo britânico de private equity, valor que tendo em conta o valor das rendas mensais representa uma yield anual abaixo de 6% para a Henderson Park. “A transação oferece uma rentabilidade atrativa e uma perspetiva de crescimento das rendas no longo prazo, num contexto de forte procura de espaço por parte dos atuais e futuros inquilinos”, refere o mesmo comunicado.

Este é um dos maiores negócios do ano, ficando apenas atrás da venda de 50% da joint-venture Sierra Prime pela Sonae Sierra e APG à Allianz Real Estate e Elo, por cerca de 800 milhões de euros. Na área de escritórios é mesmo a maior operação do ano, considerada “extraordinária” pelas fontes com quem o ECO falou.

A Kildare foi fundada há quatro anos e é atualmente liderada por Ellis Short, ex-executivo da Lone Star. Por sua vez, a Henderson Park tem como CEO Nick Weber. O ECO tentou contactar a Curzon Advisers, uma empresa de serviços da Kildare, mas até à publicação deste artigo não obteve resposta.

Lagoas Park, Oeiras.D.R.

O Lagoas Park é um dos maiores parques empresariais do país, com 85.000 metros quadrados, composto por 15 edifícios de escritórios, um business hotel de quatro estrelas, centros de conferências e eventos, um ginásio, restaurantes, lojas de comércio e 5.700 lugares de estacionamento. Conta ainda com um hub tecnológico que acolhe mais de uma centena de empresas como a Google (maior empresa do Lagoas Park), a Cisco, a Oracle, SAP e Dell.

Este parque empresarial foi vendido em 2018 pela Teixeira Duarte aos britânicos da Kildare Partners por 375 milhões de euros, numa altura em que a construtora avançava com um processo de venda de ativos para reduzir a dívida. Esta venda (juntamente com a alienação de 7,5% da Lusoponte) permitiu que a dívida da Teixeira Duarte encolhesse 458 milhões de euros, trazendo a empresa de volta aos lucros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lagoas Park vendido a fundo britânico por 421 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião