De Cristina a Tony Carreira e Pedro Abrunhosa, já se conhecem todos os novos donos da TVI
Já são conhecidos todos os compradores da posição de 64,47% da Prisa na Media Capital. De Cristina Ferreira a Tony Carreira e a Pedro Abrunhosa, saiba quem controla quanto da "nova TVI".
A Media Capital prepara-se para uma transformação massiva na sua estrutura acionista, que acontecerá assim que a Prisa concluir a venda da posição de 64,47% da subsidiária Vertix na dona da TVI. Nas últimas semanas, o grupo foi divulgando a identidade dos novos donos, um processo que ficou concluído esta quinta-feira.
O ECO já tinha revelado em primeira mão que, entre os novos acionistas, estão nomes como o da apresentadora Cristina Ferreira, que regressou à Media Capital depois de um ano a trabalhar no grupo Impresa, mas também artistas portugueses como Pedro Abrunhosa e Tony Carreira. Agora, porém, é possível traçar com mais detalhe quem são os novos acionistas qualificados da Media Capital, assim como as percentagens que detêm.
Conheça os novos donos da TVI
Triun – 20%
Quando a Prisa concluir a venda da sua participação, a Triun passará a controlar 20% da Media Capital, tornando-se a segunda maior acionista do grupo, logo a seguir à Pluris Investments de Mário Ferreira. A Triun é controlada por três pessoas, tendo como presidente o filho de Avelino Gaspar, presidente da Lusiaves:
- Paulo Alexandre Francisco Gaspar
- Mariana da Mota Francisco Gaspar
- Francisco Miguel da Mota Gaspar
Zenithodyssey – 16%
A Zenithodyssey assinou um contrato com a Prisa para ficar com uma posição representativa de 16% do capital e direitos de voto da dona da TVI. A sociedade é detida por várias entidades, pelo que estes 16% dividem-se da seguinte forma:
- CIN – controla 50% da Zenithodyssey, o que corresponde a uma posição indireta de 8% na Media Capital.
- Polopiqué (Luís Guimarães) – controla 18% da Zenithodyssey, o que corresponde a uma posição indireta de 2,88% na Media Capital.
- Volume Volátil (Filipe Barbosa Carvalho) – controla 12% da Zenithodyssey, o que corresponde a uma posição indireta de 1,92% na Media Capital.
- Zafgest (Rui Costa Freitas) – controla 10% da Zenithodyssey, o que corresponde a uma posição indireta de 1,6% na Media Capital.
- Alfredo & Carlos (Alfredo Alves Pereira e Carlos Alves Pereira) – controla 10% da Zenithodyssey, o que corresponde a uma posição indireta de 1,6% na Media Capital.
Biz Partners – 11,9725%
A Biz Partners é um consórcio controlado por várias empresas e figuras, que concordou comprar à Prisa 11,9725% da Media Capital. A posição divide-se da seguinte forma:
- Tensai Indústria (Manuel João Preto) – controla 20,0560% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 3% na Media Capital.
- IBG (Isabel Rodrigues de Sá) – controla 16,7060% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 2% na Media Capital.
- Hiper Go (Miguel Osório Araújo) – controla 16,7060% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 2% na Media Capital.
- Castro Group (Paulo Pereira de Castro) – controla 16,7060% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 2% na Media Capital.
- Regimidia (Tony Carreira) – controla 8,3520% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 1% na Media Capital.
- Pelican Score Investimentos (Bruno Ribas Esteves de Albernaz) – controla 8,3520% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 1% na Media Capital.
- Palpitevalor (Patrícia Dantas de Oliveira) – controla 8,1220% da Biz Partners, o que corresponde a uma posição indireta de cerca de 0,97% na Media Capital.
Pedro Mendes Ferreira – 5%
A Prisa assinou com Pedro Mendes Ferreira (advogado) um contrato para a venda 5% da Media Capital. A posição será assumida por uma sociedade comercial que ainda está em constituição.
Fitas e Essências – 3%
A Fitas e Essências, controlada por Stéphane Rodolphe Picciotto, administrador da Confetil e Eurextil, vai assumir uma posição de 3% na Media Capital, depois de consumada a venda da posição da Prisa.
Cristina Ferreira – 2,5%
Através de uma empresa designada DoCasal Investimentos, a apresentadora Cristina Ferreira vai assumir o controlo de 2,5% da Media Capital. A popular figura pública surpreendeu o mercado quando anunciou a decisão de sair da SIC para regressar à TVI como diretora de ficção e entretenimento, um ano depois de ter deixado a Media Capital.
Pedro Abrunhosa – 2%
O artista português Pedro Abrunhosa vai controlar 2% da Media Capital depois da venda da Prisa. A posição é assumida pela Boom Studios, empresa controlada pelo próprio e pela sua outra empresa Pedro Abrunhosa Produções Musicais.
Manuel Ferreira Lemos – 2%
O empresário Manuel José Lemos de Ferreira Lemos, que é presidente do conselho de administração do Hospital Terra Quente, do Hospital de Bragança e do Hospital Privado de Chaves, também assinou acordo com a Prisa para ficar com 2% da Media Capital.
António Carvalho – 2%
Do mesmo modo, o investidor individual António Carvalho também assinou acordo com a Prisa para ficar com outros 2% da Media Capital.
A nova estrutura acionista
São muitos os novos nomes que entram na estrutura acionista da TVI. Após a consumação dos diferentes negócios, a estrutura acionista da Media Capital deverá ser a seguinte:
- Pluris Investments: 30,22%
- Triun: 20%
- Zenithodyssey: 16%
- CIN: 8%
- Polopique: 2,88%
- Volume Volátil: 1,92%
- Zafgest: 1,6%
- Alfredo & Carlos: 1,6%
- Biz Partners: 11,9725%
- Tensai Indústria: 3%
- IBG: 2%
- Hiper Go: 2%
- Castro Group: 2%
- Tony Carreira: 1%
- Pelican Score Investimentos: 1%
- Palpitevalor: 0,97%
- Abanca: 5,05%
- Pedro Mendes Ferreira: 5%
- Fitas e Essências: 3%
- Cristina Ferreira: 2,5%
- Pedro Abrunhosa: 2%
- Manuel Ferreira Lemos: 2%
- António Carvalho: 2%
- Free float (capital disperso em bolsa): 0,26%
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
De Cristina a Tony Carreira e Pedro Abrunhosa, já se conhecem todos os novos donos da TVI
{{ noCommentsLabel }}