Verão no Algarve com quebra de 15% no uso de cartões

Utilização dos cartões bancários sinaliza um novo enquadramento no turismo esta verão em Portugal, que apostou mais nas regiões do interior do que no litoral.

A pandemia ditou um verão muito diferente em Portugal, tendo afetado o consumo nas regiões mais turísticas do país, enquanto outras saíram ganhadoras. O Algarve sofreu uma quebra de 15% nos gastos com cartões, mas que ainda assim ficou aquém do registado nas regiões de Lisboa e Porto, indicam dados divulgados pela SIBS esta segunda-feira.

A entidade responsável pela gestão da rede Multibanco explica que, num período marcado pelas condicionantes impostas pelo combate à pandemia, o consumo global em Portugal efetuado através de operações com cartões bancários sofreu uma quebra de 9%, afetado maioritariamente pela redução do turismo estrangeiro.

Os dados, trabalhados pela SIBS em parceria com o Turismo de Portugal, indicam que as operações com cartões bancários internacionais registaram uma quebra de 48% face a 2019, tendo o consumo português sido aquele que contribuiu para travar a queda no consumo global nacional, ao sofrer uma redução de apenas 3%.

“O verão de 2020 trouxe alterações relevantes nos padrões de consumo de portugueses e estrangeiros. Nenhuma evolução pode ser dissociada do contexto sem precedentes que vivemos de combate à Covid-19. O consumo dos portugueses atenuou a quebra global do consumo neste verão mas foi insuficiente para compensar a redução de 48% de consumo de cartões estrangeiros em Portugal”, explica a este propósito Gonçalo Amaro, diretor de Digital & E-commerce da SIBS.

A análise da variação do consumo nas regiões portuguesas face ao período homólogo aponta ainda para um novo perfil de turista nacional, que neste verão apostou mais nas regiões do interior do que no litoral. Considerando o valor das operações por região face a 2019, é destacado o crescimento do valor das operações em Manteigas (34%), Terras de Bouro (16%), Porto Santo (5%) e Grândola (3%).

Esse aumento foi feito muito à conta da quebra abrupta do consumo nas regiões do país habitualmente mais procuradas pelos turistas estrangeiros, mas também nacionais, quadro em que, ainda assim, o Algarve sofreu danos mais contidos. Enquanto em Lisboa e no Porto a redução turística ditou quebras de 32% e 23% no consumo, respetivamente, no caso do Algarve a diminuição foi de 15%.

Entre os dados da SIBS é destacado ainda o aumento do valor das compras dos portugueses no setor do alojamento turístico, com mais 25% de compras físicas realizadas por cartões nacionais em alojamento face ao período homólogo. Já considerando também os cartões estrangeiros, a quebra global situa-se nos 41%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Verão no Algarve com quebra de 15% no uso de cartões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião