José Neves é o primeiro português a integrar movimento de Bill Gates. Vai doar dois terços da fortuna

  • Trabalho
  • 23 Setembro 2020

O empresário José Neves, fundador da Farfetch, é o primeiro português a juntar-se à organização The Giving Pledge. Compromete-se a doar pelo menos dois terços da sua fortuna à sua própria fundação.

José Neves, fundador da Farfetch, tornou-se signatário da organização filantrópica The Giving Pledge, um movimento filantrópico fundado por Bill Gates, Melinda Gates e Warren Buffett, em que os signatários se comprometem a doar pelo menos metade dos seus ativos e bens. O empresário compromete-se a doar dois terços dos seus ativos ao longo da vida, através da Fundação José Neves, anunciada a 17 de setembro, com grande foco na educação.

O The Giving Pledge é um movimento criado em 2010 e que integra 211 das personalidades mais ricas de 24 nacionalidades, que estão dispostas a doar parte das suas fortunas para causas filantrópicas, atuando em causas tão diversas como o combate à pobreza, a reforma da justiça, o auxílio em catástrofes, a educação ou a saúde e investigação médica. Trata-se de um compromisso moral, que inspira os signatários a tornar públicas as suas intenções e planos filantrópicos, tornando-se catalisadores de uma nova norma social e moral, de uma forma diferente de dar e melhorar o mundo.

São signatários do The Giving Pledge, entre outros, os fundadores, Bill e Melinda Gates e Warren Buffett, o fundador do Facebook Mark Zuckerberg e ainda o CEO da Tesla, Elon Musk.

Esta missão traduz-se em quatro pilares de atuação, através dos quais serão desenvolvidos programas e ferramentas práticas para que os portugueses possam aprender ao longo da vida: a promoção do acesso à aprendizagem, o potenciar de competências para o futuro, o projetar da educação de futuro e o despertar do desenvolvimento pessoal.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/farfetch/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”1073″ slug=”farfetch” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/farfetch/thumbnail?version=1583161917549&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

O primeiro passo da Fundação José Neves será o empréstimo de 5 milhões de euros a 1.500 estudantes para investirem na sua formação. O objetivo de José Neves é ajudar a “transformar Portugal numa sociedade de conhecimento e de colocar o país na liderança do desenvolvimento humano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

José Neves é o primeiro português a integrar movimento de Bill Gates. Vai doar dois terços da fortuna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião