Hoje nas notícias: PRR, banca e incêndios

  • ECO
  • 28 Setembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Na política, o Governo revela alguns projetos concretos do Plano de Recuperação e Resiliência, um dia antes de o apresentar em Lisboa com a presença da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Na banca, Faria de Oliveira admite que alguns bancos podem ter de aumentar o capital.

Costa diz que Plano de Recuperação e Resiliência tem “oportunidades únicas”

É um plano para oportunidades únicas“, resume o primeiro-ministro ao Público desta segunda-feira, um dia antes de apresentar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na Fundação Champalimaud. O jornal adianta algumas das medidas que constam no PRR: mais de 8.000 camas de cuidados integrados e paliativos, 1.250 milhões para garantir a habitação a 26 mil famílias, um elétrico rápido em Loures, um autocarro autónomo no Porto, duas novas pontes para Espanha, onze novas estações de tratamentos de lamas, meios aéreos próprios e 9.100 quilómetros de faixas de gestão combustível. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

APB admite que alguns bancos “podem vir a ter de realizar aumentos de capital”

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), Faria de Oliveira, admite que, “naturalmente, podem existir bancos nos quais este problema seja mais complicado de resolver e que podem vir a ter de realizar aumentos de capital“. Faria de Oliveira refere-se ao nível de créditos problemáticos (NPL), que diz serem baixos face ao passado e ao nível de capital dos bancos. “A banca estava bastante mais bem preparada para enfrentar um choque adverso do que quando assistimos à crise financeira global”, garante. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Câmaras proibidas de fazer contratos com empresas de presidentes de junta

As câmaras municipais estão proibidas de fazer contratos com empresas de presidentes de junta. O Supremo Tribunal Administrativo uniformiza a jurisprudência depois de casos com decisões contraditórias. Os juízes consideram que existem conflitos entre os interesses empresariais e o interesse público. Os autarcas, indignados, consideram a medida injusta e passível de lesar os interesses das autarquias. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Drones para a prevenção de incêndios tiveram de ser devolvidos

Os 12 drones para a prevenção de incêndios tiveram de ser devolvidos. A Força Aérea teve de pedir ao fornecedor reparações devido a falhas técnicas nos motores. Três aparelhos já foram entregues com as correções e começaram a operar este mês os outros nove ainda vão ter de levar a cabo testes. Em causa está um investimento de 4,5 milhões de euros, mas devido a estes problemas técnicos, os aparelhos apenas fizeram 250 horas de voo. Leia a notícia completa no jornal i (link indisponível).

Apoios do IEFP só converteram 37 contratos a prazo em permanentes

Apenas 37 contratos a prazo foram convertidos em permanentes, ao longo do último ano com apoios do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), destinados a reduzir a precariedade. Este valor, inscrito Relatório sobre o Progresso da Igualdade entre Mulheres e Homens no Trabalho, enviado Parlamento, revela um abrandamento na utilização deste estímulo já que em 2018 foram convertidos 57 contratos e em 2017 mais do triplo (171). Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PRR, banca e incêndios

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião