Nas notícias lá fora: Timmermans, TikTok e Suíça
Na UE, o vice-presidente da Comissão Europeia entrou em quarentena, a confiança dos cidadãos está a aumentar e a Suíça rejeitou pôr fim ao acordo de livre circulação.
Na União Europeia, o destaque desta segunda-feira vai para a rejeição do referendo na Suíça que acabaria com o acordo de livre circulação que existe com os Estados-membros. É ainda notícia que mais um vice-presidente da Comissão Europeia vai para quarentena e que um estudo do Eurofound sugere que a confiança nas instituições europeias reforçou-se. Nos EUA, a justiça norte-americana impediu a Casa Branca de proibir a utilização do TikTok e a Amazon marcou as datas do Prime Day.
Politico
Timmermans entrou em quarentena
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, vai entrar em isolamento após ter tido conhecimento de que teve contacto com alguém que testou positivo para o coronavírus. “Estou em isolamento e a trabalhar a partir de casa“, escreveu o socialista no Twitter, explicando que está a aguardar o resultado do teste. Até lá, completará o período de quarentena exigido pelas autoridades belgas. Na semana passada, outro dos vice-presidentes, Valdis Dombrovskis, também entrou em quarentena, assim como o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que adiou a reunião marcada para a semana passada. Leia a notícia completa no Politico (acesso livre/conteúdo em inglês).
Tweet from @TimmermansEU
Confiança na UE aumenta, mas desce nos Governos nacionais
Os eleitores inclinaram-se mais para as instituições internacionais do que as nacionais durante a pandemia, de acordo com um novo estudo do Eurofound. Os resultados sugerem que a confiança na União Europeia aumentou nesta crise pandémica, ao contrário do que aconteceu à confiança nos governos nacionais. A confiança na UE subiu de 4,6 em abril para 5,1 em julho, em média, o que compara com a descida de 4,8 para 4,6 quanto aos Governos nacionais. O estudo assinala também que a confiança depende em grande parte da ajuda financeira recebida durante este período. Leia a notícia completa no Politico (acesso livre/conteúdo em inglês).
EU Observer
Suíça rejeita acabar com livre circulação com a União Europeia
A população da Suíça rejeitou este domingo pôr fim ao acordo de livre circulação que o país tem com a União Europeia. Uma maioria de 61,7% votou contra essa intenção que foi referendada por proposta do maior partido do Parlamento, o SVP, que é anti-imigração. O partido considera que a Suíça deve impor um limite ao número de estrangeiros que podem vir trabalhar para o território nacional, mas os eleitores não concordam. Leia a notícia completa no EU Observer (acesso livre/conteúdo em inglês).
TechCrunch
Justiça dos EUA impede Trump de proibir TikTok
Um juiz norte-americano decidiu no domingo manter a aplicação TikTok nas plataformas de download de aplicações móveis nos Estados Unidos, suspendendo assim a ordem dada pela Administração de Donald Trump. Poucas horas antes da decisão entrar em vigor, o magistrado Carl Nicholas decidiu a favor do TikTok. O juiz federal do Distrito de Columbia deferiu assim o pedido dos advogados da firma chinesa, que pretendia um bloqueio temporário da possível proibição enquanto as duas partes se enfrentam em tribunal. Leia a notícia completa no TechCrunch (acesso livre/conteúdo em inglês).
CNBC
Amazon revela data do Prime Day
A Amazon marcou o Prime Day para os dias 13 e 14 de outubro, após ter adiado a realização deste evento por causa da crise pandémica. Os membros da subscrição Prime da gigante tecnológica de Jeff Bezos terão acesso a “mais de um milhão de descontos transversal a todas as categorias”, incluindo brinquedos, equipamentos eletrónicos, entre outros, de acordo com a empresa. O evento realiza-se desde 2015 e costuma acontecer em julho. Leia a notícia completa na CNBC (acesso livre/conteúdo em inglês).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nas notícias lá fora: Timmermans, TikTok e Suíça
{{ noCommentsLabel }}