Testes que detetam Covid-19 em minutos chegam a todo o mundo

Teste rápido que deteta o coronavírus em apenas 15 minutos já foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde e vai começar a ser distribuído em todo o mundo. Custa menos de cinco dólares.

Os testes rápidos à Covid-19, que mostram o resultado em 15 a 30 minutos, estão prestes a chegar a todo o mundo. Vão ser fornecidos 120 milhões destes testes rápidos a países de baixos e médios rendimentos por menos de cinco dólares (cerca de quatro euros) cada, noticiou o The Guardian.

Estes testes são semelhantes a um teste de gravidez, mas deverão ser lidos por profissionais de saúde. Um dos modelos, desenvolvido pela empresa sul-coreana SDBioSensor, acaba de receber a aprovação da Organização Mundial de Saúde (OMS). O outro, da empresa americana Abbott, deverá receber essa mesma autorização em breve, indica o jornal britânico.

Para a distribuição destes testes pelos países menos abastados, entra em cena uma iniciativa que envolve a OMS, mas também a Comissão Europeia, a Fundação Gates e o Governo francês. Está garantido que pelo menos 20% da produção de testes é facultada a países menos ricos. Outros países também podem encomendar, sendo que França e Suíça já solicitaram 20 milhões destes testes rápidos.

Estes testes serão essenciais para diagnosticar rapidamente médicos e outros trabalhadores do setor da saúde, que têm uma probabilidade mais elevada de contágio por lidarem diretamente com doentes infetados. A testagem tem sido apontada como um dos fatores críticos para o controlo da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Testes que detetam Covid-19 em minutos chegam a todo o mundo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião