Finerge mantém aposta no solar e compra mais seis centrais fotovoltaicas em Portugal

Com esta aquisição, a Finerge passa a dispor de um total de 10 parques solares em Portugal e de uma capacidade instalada de 47,6 MW no país.

A Finerge anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo para a aquisição de mais seis parques solares em Portugal à empresa Luxbon Solat, todos situados na região da Grande Lisboa e com uma capacidade instalada de 17,8 MW. Juntos geram uma faturação de oito milhões de euros por ano.

Depois de ter ultrapassado a marca de 1 GW de capacidade instalada na energia eólica e de ter apostado na energia solar em Espanha em 2019, a Finerge anunciou em março deste ano a sua entrada no solar também em Portugal, com a compra de quatro centrais fotovoltaicas. Aquela que é já a segunda maior produtora de energia renovável no país chegou a acordo com a Glenmont Partners para a aquisição dos primeiros quatro parques solares em território nacional, localizados em Santarém, Setúbal e Loulé, com uma produção anual de 29,8 MW, gerando uma faturação de 13 milhões de euros.

A aposta na energia solar permite-nos diversificar o nosso portefólio, no qual predomina ainda a componente da energia eólica. Temos um plano de crescimento ambicioso, mas não perdemos de vista a gestão do risco. Para que a expansão se faça de forma sustentada é importante diversificar, quer em termos geográficos, quer em termos tecnológicos. É assim expectável que continuemos a fazer investimentos que permitam alcançar esses objetivos” afirmou Pedro Norton, CEO da Finerge, citado em comunicado.

Com esta operação, que deverá estar concluída no mês de outubro (após aprovações administrativas), a Finerge passa a dispor de um total de 10 parques solares em Portugal e de uma capacidade instalada de 47,6 MW no país. “Este negócio insere-se numa lógica de expansão e crescimento na Península Ibérica e representa um incremento de 47% da capacidade instalada de energia solar da Finerge, que detém também seis centrais fotovoltaicas em Espanha”, disse a empresa em comunicado. .

A Finerge tem um total de 46 parques eólicos e de dez parques solares em Portugal (já com esta nova aquisição) e de sete parques eólicos e seis centrais solares fotovoltaicas em Espanha.

Através dos seus 659 aerogeradores instalados nas 53 centrais eólicas que explora, e nas 16 centrais solares fotovoltaicas, em Portugal e Espanha, a Finerge tem neste momento uma capacidade instalada de 1339 MW, produzindo cerca de 3200 GWh por ano, evitando a emissão de 1801 kton de CO2.

A empresa faturará, em 2020, mais de 220 milhões de euros, com um investimento de mais de 1,5 mil milhões de euros, em Portugal e Espanha.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finerge mantém aposta no solar e compra mais seis centrais fotovoltaicas em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião