Morreu Quino, o cartoonista criador da Mafalda

  • ECO
  • 30 Setembro 2020

Joaquín Salvador Lavado, criador da personagem Mafalda, morreu aos 88 anos na Argentina. A notícia foi avançada pelo seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter.

Morreu Joaquín Salvador Lavado, conhecido mundialmente por ter criado a personagem de banda desenhada Mafalda. O cartoonista argentino faleceu aos 88 anos. A notícia da morte foi avançada pelo seu editor, Daniel Divinsky, no Twitter. As causas da morte são, para já, desconhecidas.

Filho de espanhóis, Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, nasceu 17 de junho de 1932 em Mendoza, na Argentina. Foi nessa cidade onde se instalou após a morte da mulher, Alicia Colombo, em 2017.

Segundo o El País (acesso livre, conteúdo em espanhol), Quino é o “humorista gráfico mais internacional e mais traduzido da língua espanhola”. O sucesso e fama do cartoonista está intimamente relacionada com a personagem que criou: Mafalda, a menina sábia e respondona”.

Apesar de ter sido criada em 1962, para a promoção de uma gama de eletrodomésticos, a personagem Mafalda só apareceu pela primeira vez a 29 de setembro de 1964, no semanário argentino Primera Plana. Filha de uma família da classe média argentina, Mafalda ficará sempre conhecida como a menina que questiona os problemas sociais e odeia sopa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Morreu Quino, o cartoonista criador da Mafalda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião