PSI-20 sobe pela segunda sessão com Galp a recuperar de mínimos

A bolsa nacional está a valorizar no início desta quinta-feira, com a maior parte das cotadas em alta, inclusive a Galp Energia que está a recuperar de mínimos de 2009.

Após um trimestre em que desvalorizou mais de 7%, o PSI-20 sobe 0,75% para os 4.098,96 pontos esta quinta-feira, impulsionado pelas cotadas que recuperam das fortes perdas que tiveram no terceiro trimestre como é o caso da Galp Energia, que atingiu mínimos de 2009, e do BCP. Esta é a segunda sessão consecutiva de ganhos.

O principal índice português acompanha assim a tendência positiva das bolsas europeias que também negoceiam em alta na primeira sessão de outubro. O alemão DAX sobe 0,4%, o francês CAC valoriza 1%, o espanhol IBEX também avança 1% e o britânico FTSE avança 0,6%. O Stoxx 600, o índice que agrega as 600 principais cotadas europeias, soma 0,7%.

A nível internacional, os mercados aguardam mais desenvolvimentos quanto ao novo pacote de estímulos que está a ser negociado nos Estados Unidos, ainda sem acordo entre republicanos e democratas. A nível europeu, esta quinta-feira arranca o Conselho Europeu que foi adiado na semana passada por causa da quarentena de Charles Michel, o presidente do Conselho Europeu.

Em Lisboa, quase todas as cotadas seguem em alta. Entre as subidas, o destaque vai para a Galp Energia que sobe 1,62% para os 8,04 euros, recuperando do mínimo de 2009 quando desceu para os 7,68 euros. O BCP, que atingiu mínimos históricos recentemente, também recupera, mas de forma mais tímida: sobe 0,25% para os 8,05 cêntimos.

A maior subida é protagonizada pela Nos que sobe 1,91% para os 3,08 euros, seguindo-se a Mota-Engil com uma subida de 1,66% para os 1,1 euros.

A contrariar a tendência positiva do PSI-20 e a conter os ganhos no índice lisboeta está a Novabase. A cotada desce 0,59% para os 3,35 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 sobe pela segunda sessão com Galp a recuperar de mínimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião