5 coisas que vão marcar o dia

Olhos postos nos números da Covid-19 em Portugal, num dia em que continuam as negociações antes da entrega do OE. É também dia de 5G e da atribuição do Prémio Nobel da Paz.

O Governo prossegue esta sexta-feira a negociação coletiva com a Função Pública, neste que é o último dia útil antes da entrega do Orçamento do Estado ao Parlamento. O dia fica também marcado por intervenções sobre o dossiê do 5G e pela atribuição do Prémio Nobel da Paz pelo Comité Norueguês do Nobel.

De volta aos 1.000 casos, como evolui a pandemia?

Portugal registou esta quinta-feira o segundo dia com mais novos casos de Covid-19 desde o início do surto. Foram detetadas 1.278 novas infeções, um número que não era tão elevado desde 10 de abril. Hoje, os olhares estarão novamente postos nos números da Direção-Geral da Saúde (DGS) para se perceber como está a evoluir a situação pandémica no país. Para já, é claro que o regresso dos portugueses das férias e a retoma do período letivo tem levado a uma degradação da crise sanitária.

Marcelo e Siza Vieira visitam empresários

Marcelo Rebelo de Sousa e Pedro Siza Vieira visitam hoje as instalações da Associação Empresarial de Portugal (AEP), em Leça da Palmeira. O Presidente da República e o ministro da Economia deverão reunir com empresários, numa altura em que estes continuam a ter de enfrentar diversas adversidades resultantes da pandemia. Estão previstas declarações à comunicação social do chefe de Estado e do governante, pelas 17h00, mas também do presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro.

Governo reúne com sindicatos da Função Pública

No último dia útil antes de entregar o Orçamento do Estado à Assembleia da República, o Governo deverá reunir uma vez mais com os sindicatos da função pública. Os encontros com a Fesap, Frente Comum e Frente Sindical decorrem no âmbito da negociação coletiva geral anual, tendo lugar no Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, numa altura em que não se preveem aumentos salariais aos trabalhadores do Estado em 2021. Ainda assim, a já anunciada subida do salário mínimo deverá aumentar em quase 14 euros os rendimentos de 100 mil trabalhadores do Estado.

Dossiê do 5G em destaque na Mobi Summit

Numa altura em que o setor das telecomunicações continua sem saber em que termos se realizará o leilão do 5G, o novo secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Hugo Santos Mendes, fará uma intervenção pública acerca do tema na conferência Mobi Summit, um evento da Global Media que arrancou na quarta-feira. Depois das declarações do governante, apontadas para as 11h00, está também prevista uma intervenção de Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice Portugal, igualmente sobre 5G

Comité norueguês anuncia Prémio Nobel da Paz

Pelas 10h00 de Lisboa será anunciado o vencedor, vencedora ou vencedores do Prémio Nobel da Paz 2020. Por causa da pandemia, o anúncio será apenas transmitido em direto no site oficial da conceituada distinção. O anúncio surge depois de, esta quinta-feira, ter sido anunciado que a poetisa norte-americana Louise Glück venceu o Prémio Nobel da Literatura. O Nobel da Paz é o único dos prémios Nobel que não é atribuído pela Academia Sueca, mas sim pelo Comité Norueguês do Nobel.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião