MOBI.E abre concurso para dez centros de carregamento elétrico com investimento de 1,75 milhões

  • Lusa
  • 9 Outubro 2020

Cada um dos centros vai ter nove postos: um de carregamento ultrarrápido, três de carregamento rápido e cinco de carregamento normal, permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos.

A MOBI.E anunciou esta sexta-feira o lançamento de um concurso para escolher até quatro empresas para instalação de dez centros de carregamento de veículos elétricos, num investimento de 1,75 milhões de euros, financiado pelo Fundo Ambiental.

Em comunicado, a gestora da rede de mobilidade elétrica esclarece que a iniciativa “visa reforçar a infraestrutura de carregamento de acesso público em 90 postos de carregamento”, através de um projeto-piloto integrado no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES) do Governo e que conta com o financiamento de 1,75 milhões de euros do Fundo Ambiental.

Cada um dos centros, a que a MOBI.E chama de hub, vai ser constituído por nove postos: um de carregamento ultrarrápido (150 quilowatt (kW)), três de carregamento rápido (50 kW) e cinco de carregamento normal (22 kW), permitindo o carregamento simultâneo de 18 veículos. O projeto conta também com a parceria de vários municípios do país, que terão a função de selecionar, disponibilizar e licenciar o espaço de instalação dos hubs.

Por sua vez, à MOBI.E caberá a instalação dos equipamentos de carregamento e respetivas ligações à rede elétrica. “Durante o processo de instalação, será lançado um procedimento de contratação pública para a concessão da operação dos hubs, de forma a garantir que o início do seu funcionamento ocorra até ao final do primeiro semestre de 2021”, adiantou o presidente da MOBI.E, Luís Barroso, citado no comunicado.

A apresentação de propostas a concurso pode ser feita até 6 de novembro, através da plataforma eletrónica ACinGOV. As empresas selecionadas serão, posteriormente, convidadas a apresentar as suas propostas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MOBI.E abre concurso para dez centros de carregamento elétrico com investimento de 1,75 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião