Paul Milgrom e Robert Wilson vencem Nobel da Economia

Pelo estudo da teoria dos leilões e pela invenção de novos formatos de leilões, Milgrom e Wilson venceram o Nobel da Economia deste ano.

O Prémio Nobel das Ciências Económicas 2020 foi atribuído a Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson, pelo estudo da teoria dos leilões, foi anunciado esta segunda-feira.

“O Prémio do Banco da Suécia de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel 2020 foi atribuído conjuntamente a Paulo R. Milgrom e Robert B. Wilson, pelos avanços na teoria dos leilões e pela invenção de novos formatos de leilões”, foi revelado.

Os vencedores “não só esclareceram como os leilões funcionam e por que os licitantes se comportam de certa maneira, mas também utilizaram as suas descobertas teóricas para inventar formatos de leilão inteiramente novos para a venda de bens e serviços“, acrescenta ainda a academia no Twitter.

Estes novos formatos focaram-se em bens e serviços que são difíceis de vender de uma forma tradicional, como frequências de rádio. Enquanto Wilson desenvolveu a teoria dos leilões de objetos com um valor comum – um valor que é incerto de antemão, mas, no final, é o mesmo para todos, Milgrom formulou uma teoria mais geral que não só permite valores comuns, mas também valores privados que variam de licitante para licitante, explica o comunicado da academia.

Este foi o último dos Prémios Nobel a ser anunciado e será entregue, tal como os outros, no dia 10 de dezembro. O prémio para os laureados tem o valor de 10 milhões de coroas suecas.

(Notícia atualizada às 11h20)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Paul Milgrom e Robert Wilson vencem Nobel da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião