Hoje nas notícias: pensões, multas e cartões de crédito

  • ECO
  • 14 Outubro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A ministra do Trabalho e da Segurança Social admite que, para o próximo ano, o único aumento das pensões será o extraordinário. Ainda no âmbito do Orçamento do Estado para 2021, o Governo espera encaixar 826 milhões de euros a mais do que este ano com taxas e multas. Rumando ao Parlamento, Governo, PS e PSD querem alterar as regras de contratação pública sem concurso. Estas e outras notícias nos jornais nacionais.

Único aumento das pensões é o extraordinário, admite ministra

A ministra da Segurança Social assume que o único aumento de pensões previsto no Orçamento do Estado para 2021 é o aumento extraordinário que deve entrar em vigor em agosto: dez euros para as pensões até 658,22 euros e seis euros para as que tiverem aumentos entre 2011 e 2015. “O que está previsto na proposta que apresentamos é haver apenas uma atualização extraordinária porque, de acordo com os valores que temos de previsão da inflação, a única atualização que está prevista é a extraordinária”, disse. Leia a notícia completa na Renascença (acesso livre)

Governo espera arrecadar mais 826 milhões em taxas e multas

O Governo espera encaixar 3.175 milhões de euros no próximo ano com multas, taxas e outras penalidades, revela a proposta do Orçamento do Estado para 2021. Este montante representa mais 826,7 milhões (35,2%) do que o estimado para este ano (2.348 milhões de euros). Quase 80% deste aumento tem a ver com o acréscimo previsto para a receita com taxas, enquanto os restantes 20% virão de um aumento na arrecadação de multas. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

PS baixa para 750 mil euros limite para contratos sem concurso

Atualmente, a lei da contratação pública permite que haja a dispensa de haver um concurso para contratos até 150.000 euros. Mas o Governo propôs aumentar esse teto para 5,25 milhões de euros. Contudo, a ideia não agrada aos social-democratas. O PSD apresentou uma proposta de alteração à proposta de lei do Executivo, defendendo baixar esse teto para o milhão de euros. O mesmo fez o PS, mas descendo ainda mais: para os 750.000 euros. Ambas vão ser discutidas e votadas na especialidade esta quarta-feira. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Processos judiciais de Vieira prejudicam candidato nas eleições do Benfica

A acumulação de processos judiciais está a prejudicar a candidatura de Luís Filipe Vieira à presidência do Benfica. O presidente das águias tem sido associado a diversos casos do mediáticos, entre eles os casos dos vouchers, dos emails, Operação-Lex , E-Toupeira e Mala Ciao. De acordo com uma sondagem feita para o CM e CMTV pela empresa Intercampus, 63,7% dos inquiridos considera que a candidatura de Viera está fragilizada devido aos processos em tribunal. As eleições do Benfica realizam-se no dia 30 de outubro. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Maioria dos cartões de crédito cobra juros máximos

71% dos cartões existentes no mercado nacional cobra os juros máximos permitidos, aplicando uma taxa anual de encargos efetiva global (TAEG) de 15,3%. Apenas três em cada dez cartões de crédito não cobram a taxa de juro mais alta autorizada. Um estudo da plataforma ComparaJá.pt mostra que existem no mercado português 78 cartões de crédito, sendo que apenas 30 não cobram qualquer anuidade aos clientes. O custo anual de deter um cartão de crédito pode mesmo chegar aos 50 euros, em 17% dos cartões comercializados em Portugal. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: pensões, multas e cartões de crédito

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião