Risco de pobreza em Portugal superior à média da UE

Segundo o Eurostat, 21,6% da população portuguesa estava em risco de pobreza o ano passado, uma percentagem superior à União Europeia (21,1%). Mulheres são as mais afetadas.

No final do ano passado, 21,1% da população da União Europeia (UE), estava em risco de pobreza ou exclusão social, o que equivale a 92,4 milhões de pessoas. Portugal está ligeiramente acima dessa média (21,6%), segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

O gabinete de estatísticas europeu indica que mais de um quarto da população estava em risco de pobreza ou exclusão social em sete estados membros, em 2019: Bulgária (32,5%), Roménia (31,2%), Grécia (30,0%), Itália e Letónia (ambos 27,3% – dados da Itália são referentes a 2018), Lituânia (26,3%) e Espanha (25,3%).

No outro extremo da tabela, com as menores taxas de pessoas em risco de pobreza ou de exclusão social, foram observadas na República Checa (12,5%), Eslovénia (14,4%), Finlândia (15,6%), Dinamarca (16,3%), Eslováquia (16,4%), Países Baixos (16,5%) e Áustria (16,9%).

Considerando apenas a questão financeira, 16,5% da população da UE estava, no ano passado, em risco de pobreza, contra 16,8% em 2018. Isto significa que cerca de uma em cada seis pessoas na União Europeia vive em risco de pobreza monetária.

No que toca ao género, a nível da União Europeia o risco de pobreza difere igualmente entre homens e mulheres, tendo em conta que no período analisado 20,2% dos homens empregados estava em risco de pobreza, em comparação com 22% das mulheres. Em relação a Portugal, a tendência é exatamente a mesma, afeta 22,2% das mulheres e 20,8% dos homens.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Risco de pobreza em Portugal superior à média da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião