Semana de trabalho de três dias e reforma aos 75 anos. É a proposta de Carlos Slim para superar a crise

O magnata mexicano acredita que a redução da semana de trabalho e o aumento da idade da reforma pode ajudar a combater o desemprego e a salvar as empresas da crise económica causada pela pandemia.

O magnata mexicano Carlos Slim afirmou esta quarta-feira, durante um encontro da Confederação Espanhola de Diretores e Executivos (CEDE), ter a solução ideal para ultrapassar a crise económica causada pela pandemia da Covid-19: reduzir a semana de trabalho para 11 horas, e apenas três dias, e aumentar a idade de reforma dos 65 anos para os 75 anos, avança o El País (conteúdo em espanhol, acesso livre). O dono da gigante de telecomunicações América Móvil acredita que estas medidas permitiriam combater o desemprego e salvar as empresas da crise.

De acordo com o jornal espanhol, já em 2015, o empresário mexicano tinha considerado a idade de reforma “insustentável para o sistema”, e proposto a redução para 33 horas de trabalho semanais, em três dias semana.

No encontro desta quarta-feira, Carlos Slim defendeu a simplificação das estruturas empresariais e a redução dos níveis hierárquicos. Referiu-se ainda a uma “mudança civilizacional da sociedade industrial para uma nova civilização tecnológica“, destaca o El País.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/horas-de-trabalho-por-semana/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”479″ slug=”horas-de-trabalho-por-semana” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/horas-de-trabalho-por-semana/thumbnail?version=1567072968351&locale=pt-PT&publisher=eco.pt” mce-placeholder=”1″]

A empresa de Carlos Slim parece ter ficado imune à pandemia, tendo registado um aumento de quase 45% nos lucros no terceiro trimestre do ano, relativamente a 2019. De acordo com a Reuters, a empresa registou vendas de 260.2 mil milhões de pesos, o equivalente a 104 mil milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Semana de trabalho de três dias e reforma aos 75 anos. É a proposta de Carlos Slim para superar a crise

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião