5 coisas que vão marcar o dia

EDP, EDP Renováveis e BCP divulgam resultados dos primeiros nove meses do ano. Serão conhecidos indicadores sobre o emprego e o clima económico, isto em dia de reunião do BCE.

Esta quinta-feira será marcada pela divulgação de resultados dos primeiros nove meses do ano de alguns dos “pesos pesados” da bolsa nacional: BCP, EDP e EDP Renováveis. Para além disso, serão também conhecidos dados sobre o emprego no país, bem como indicadores do clima económico em dia de reunião do BCE.

Parlamento ouve Tribunal de Contas sobre OE

Realiza-se esta quinta-feira de manhã a audição do Tribunal de Contas no âmbito da apreciação, na especialidade, do Orçamento do Estado para 2021, na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República. A proposta de Orçamento do Governo já foi aprovada na generalidade, esta quarta-feira, seguindo-se agora a fase de especialidade, em que os partidos podem introduzir alterações.

Desemprego continua a subir?

O Instituto Nacional de Estatística divulga as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego, referentes a setembro de 2020. A taxa de desemprego subiu para 8,1% em agosto, face aos 7,9% registados em julho. No entanto, houve criação de emprego pelo terceiro mês consecutivo.

Pandemia continua a afetar empresas e consumidores?

O Instituto Nacional de Estatística publica os dados relativos aos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores, que dizem respeito ao mês de outubro deste ano. Para além disso, a Comissão Europeia irá também divulgar o Indicador de Sentimento Económico e o Indicador de Clima de Negócios referente ao mesmo mês.

Há contas da EDP e EDP Renováveis. E também do BCP

Depois de a EDP Renováveis dar a conhecer os resultados antes da abertura da bolsa, os investidores vão ficar a conhecer as contas da EDP referentes ao terceiro trimestre de 2020, mas só após o fecho dos mercados. No primeiro semestre do ano, os lucros da EDP caíram 22%. Com a pandemia a pesar nas contas do grupo, o resultado líquido situou-se em 315 milhões de euros, sendo que o negócio em Portugal voltou a ser negativo. Ao mesmo tempo, as atenções viram-se para os números do BCP, isto depois de o banco ter revelado uma quebra de 55% nos lucros do primeiro semestre.

Mais dinheiro para a bazuca de Lagarde?

É dia de reunião do Banco Central Europeu (BCE). Não haverá novidades relativas à taxa de referência, que continuará em zero, mas os investidores vão estar atentos a sinais de Lagarde quanto à possibilidade de a presidente do banco central vir a aumentar o valor da “bazuca” para contrariar os efeitos negativos da pandemia. Pode abrir a porta a adicionar 500 mil milhões de euros às compras de dívida, mas só deverá anunciar oficialmente esse reforço em dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião