Lucros da EDP Renováveis caem 7% até setembro

  • ECO e Lusa
  • 29 Outubro 2020

A EDP Renováveis viu os lucros até setembro caírem 7%, para 319 milhões de euros. Vendas no Brasil e Espanha penalizaram os resultados.

A EDP Renováveis lucrou 319 milhões de euros entre janeiro e setembro deste ano, uma redução de 7% face ao mesmo período do ano anterior. A informação faz parte de um relatório remetido à CMVM.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) da elétrica atingiu 1.074 milhões de euros, uma quebra homóloga de 12% que penalizou o resultado líquido. Essa quebra é justificada com “transações de sell-down” que ocorreram no período.

As receitas diminuíram para 1.259 milhões de euros, uma queda de 8%, “com o impacto da capacidade, do recurso eólico e de forex a não ser compensado pelos “preços de venda mais elevados”.

No final do terceiro trimestre, a EDP Renováveis tinha um portfólio de ativos operacionais de 11,5 GW (gigawatts) com vida média de nove anos e no último ano construiu 875 MW (megawatts), incluindo uma participação de 50% num portfólio solar de 278 MW nos EUA.

Durante esse período, seguindo a sua estratégia de vendas (sell-down), a empresa desfez-se de toda a sua participação no parque eólico de 137 MW Babilonia no Brasil e desmantelou 18 MW em Espanha, para “re-potenciação” desse mesmo parque eólico. No total, a variação líquida anual consolidada do portfólio foi de +712 MW até 30 de setembro último.

Nesse mês, a EDP Renováveis tinha 2,2 GW de nova capacidade em construção, dos quais 1.693 MW relacionados com a energia eólica onshore, 200 MW com energia solar e 269 MW com participações consolidadas por equity em projetos eólicos offshore.

A empresa produziu nos primeiros nove meses do ano 20,4 TWh (terawatts) de energia limpa (-7% do que um ano antes), evitando 13 megatoneladas em emissões de CO2.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucros da EDP Renováveis caem 7% até setembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião