Lisboa ganha quase 2% com recuperação da Galp Energia

A bolsa nacional encerrou em terreno positivo com praticamente todas as cotadas no verde. Os títulos da EDP Renováveis foram os únicos a desvalorizar.

A bolsa nacional encerrou a primeira sessão da semana em terreno positivo, animada pela maioria das cotadas que apresentaram ganhos bastante expressivos. Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se viveu nas restantes praças europeias. Destaque negativo para os títulos da EDP Renováveis, que foram os únicos a encerrar em terreno negativo.

O PSI-20 subiu 1,88% para 4.019,19 euros, com 17 das cotadas no verde. Nesta sessão, destaque para as ações dos CTT, que dispararam 5,71%, para 2,22 euros, naquela que representa a maior subida desde 10 de agosto, dia em que valorizou mais de 6%.

No setor energético, a Galp Energia somou 4,92% para 7,296 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. O barril de Brent sobe 1,24% para 38,38 dólares, enquanto o WTI avança 1,23% para 36,23 dólares.

A EDP somou 0,78%, para 4,265 euros, enquanto a REN valorizou 0,89%, para 2,275 euros. No lado oposto, os títulos da EDP Renováveis recuaram 0,61%, para 16,22 euros, representando a única descida desta sessão.

No retalho, a Jerónimo Martins avançou 1,47%, para os 13,84 euros, no dia em que anunciou que, afinal, não vai cortar na distribuição de dividendos. Vai dar 86,7 milhões de euros em dividendos extraordinários aos acionistas. Por sua vez, a Sonae somou 3,66%, para 0,5235 euros.

Lisboa acompanhou, assim, a tendência positiva que se vive nos restantes mercados europeus, que recuperam das perdas acentuadas dos últimos dias. A contribuir para esta recuperação estão os dados económicos animadores, apesar de algum nervosismo quanto às eleições norte-americanas. O Stoxx-600 valorizou 1,61% para 347,86 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa ganha quase 2% com recuperação da Galp Energia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião