Suspensão de regras orçamentais defendida por Costa é legítima, diz Gentiloni

  • Lusa
  • 5 Novembro 2020

Paolo Gentiloni considera que a suspensão das regras orçamentais além de 2021 é “perfeitamente legítima”, sobretudo face ao agravamento das previsões de retoma na zona euro.

O comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, considerou esta quinta-feira que a suspensão das regras orçamentais além de 2021, tal como defende o primeiro-ministro António Costa, é “perfeitamente legítima”, sobretudo face ao agravamento das previsões de retoma na zona euro.

Em entrevista concedida à Lusa e a dois outros órgãos de comunicação social europeus, depois de apresentar as previsões económicas de outono da Comissão Europeia, Gentiloni sublinhou que a revisão em baixa do ritmo de recuperação da economia da zona euro – que afinal só deverá crescer 4,2% em 2021 e 3% em 2022 depois de uma contração recorde de 7,8% este ano – significa que o motivo que levou à ativação da chamada cláusula geral de salvaguarda, “uma crise económica grave”, ainda será válida mesmo depois de 2021.

“Penso que é uma opinião perfeitamente legítima. De facto, não é algo que ainda tenhamos decidido, mas quero ser muito claro sobre o facto de não termos decidido nada em sentido oposto”, começou por salientar o responsável italiano.

Gentiloni explicou que, juntamente com o vice-presidente Valdis Dombrovskis, enviou “uma carta aos governos a dizer que a cláusula de derrogação permanecerá em vigor garantidamente pelo menos até final de 2021”, o que “não quer dizer que ficará em vigor apenas até ao fim de 2021”.

“Esta clarificação impunha-se face à necessidade de os Governos, na elaboração dos seus orçamentos para 2021, saberem se [a cláusula ainda] continuaria em vigor” no próximo ano, apontou.

O comissário europeu da Economia comentou que “a referência legal” para a ativação da cláusula que suspende temporariamente as regras europeias de disciplina orçamental – em matérias como o défice e a dívida pública – “é muito clara”, mas o procedimento “não tem precedentes”, pelo que será necessário discutir, em 2021, com e quando desativá-la.

“A referência legal é muito clara: ativa-se em caso de uma crise económica grave que afete a economia europeia. Portanto, presumivelmente, desativamos esta cláusula quando essa crise tiver terminado. E, segundo as previsões, não atingiremos o nível de PIB (Produto Interno Bruto) pré-pandémico antes do final de 2022, e, mesmo nessa altura, de acordo com as nossas projeções, 10 Estados-membros ainda não terão recuperado” totalmente, salientou.

Gentiloni indicou que a desativação da cláusula deverá então ser discutida “nos próximos meses”, dependendo sempre da “evolução da pandemia”, e antecipou uma decisão para “a próxima primavera ou verão”, de modo a que os Estados-membros tenham “clareza sobre o horizonte”.

“E o horizonte para o qual olhamos agora não é um horizonte de retoma forte”, sintetizou.

Bruxelas reviu em baixa o ritmo de retoma da economia da zona euro em 2021 face ao ressurgimento da Covid-19, estimando que a maioria dos Estados-membros só recuperem da crise dentro de dois ou mais anos.

Nas suas previsões económicas de outono, publicadas esta quinta-feira, numa altura em que boa parte da Europa voltou a introduzir fortes medidas restritivas devido à segunda vaga da Covid-19, o executivo comunitário até desagrava ligeiramente a previsão da contração económica este ano, mas estima que quase metade dos Estados-membros não voltem aos níveis do PIB registados antes da pandemia até final de 2022, admitindo que a retoma em países particularmente dependentes do turismo, como Portugal, demore ainda mais.

Por ocasião de uma cimeira europeia em Bruxelas, em outubro, o primeiro-ministro António Costa disse esperar que as regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento se mantenham suspensas até pelo menos 2022, já que ainda não será seguramente no próximo ano que os Estados-membros voltarão aos níveis de PIB que tinham em 2019.

Para que os Estados-membros possam apoiar as suas economias face à crise gerada pela Covid-19, a Comissão Europeia propôs, em março passado, uma suspensão inédita das regras de disciplina orçamental, através de uma ativação da cláusula geral de salvaguarda, aprovada pelos ministros das Finanças da UE.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Suspensão de regras orçamentais defendida por Costa é legítima, diz Gentiloni

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião