Google Trends: Noite eleitoral looonga domina pesquisas dos portugueses

  • Tiago Lopes
  • 8 Novembro 2020

Os EUA foram a votos esta semana e dominaram as pesquisas dos portugueses no Google. Lá fora, Viena foi palco de um ataque terrorista. Nos negócios, a Farfetch recebeu um investimento de peso.

Os norte-americanos que não votaram por correspondência dirigiram-se às urnas na terça-feira para escolherem o próximo presidente dos EUA, numa das eleições mais participadas (e longas) de sempre. Joe Biden já foi anunciado como o sucessor de Donald Trump na Casa Branca — e o tema das eleições americanas dominou as pesquisas no Google ao longo da semana.

Outro assunto que mereceu a atenção dos portugueses foi o anúncio do regresso de Portugal ao estado de emergência como forma de tentar travar o avanço da pandemia de Covid-19.

Cá dentro

O tema que mais marcou a atualidade não aconteceu propriamente em Portugal, mas afeta todo o mundo por envolver uma das maiores potências e a maior economia de todas. A semana de eleições presidenciais nos EUA é sinónimo de liderança nas pesquisas no Google, interações nas redes sociais e domínio em praticamente todos os canais de informação. Mais ainda quando a “noite eleitoral” se prolonga vários dias depois do dia das eleições.

Apesar de o sufrágio ter acontecido na terça-feira, 3 de novembro, mais de 100 milhões de norte-americanos já tinham votado antecipadamente. A grande maioria votou no Partido Democrata, que apelou ao voto por correspondência, enquanto os republicanos instaram os eleitores a dirigirem-se fisicamente às mesas de voto. Este sábado, as projeções dos vários órgãos de comunicação social, incluindo a Associated Press, CNN e Fox News, atribuíram a vitória a Joe Biden, após conquistas na Pensilvânia e Nevada.

Este foi um dos temas quentes destas eleições: a perder cada vez mais terreno em alguns dos Estados chave da corrida à Casa Branca, Donald Trump convocou uma conferência de imprensa na quinta-feira para afirmar o que muitos já antecipavam: que os democratas estavam a tentar “roubar” a eleição. As alegações infundadas do presidente foram, contudo, altamente desmentidas pela comunicação social.

O regresso de Portugal ao estado de emergência, desta vez numa versão mais leve, proposto por Marcelo Rebelo de Sousa, foi outro dos temas que marcou a semana nas pesquisas no Google. A partir da próxima segunda-feira, dia 9 de novembro, e durante 15 dias, entram em vigor medidas mais apertadas para controlar o avanço da pandemia de Covid-19.

Desta vez, o estado de emergência terá um âmbito mais limitado, explicou o Presidente da República, e tem como objetivo a “possibilidade de o Governo impor restrições à circulação em certos locais em períodos determinados, em particular nos municípios de maior risco”, entre outras medidas que, de outra forma, não seriam possíveis.

Em mais uma semana de competições europeias, FC Porto e Benfica voltaram a entrar em campo. O campeão nacional venceu por 3-0 na receção ao Marselha, enquanto o Benfica empatou a três bolas no Estádio da Luz frente ao Rangers. Este foi outro dos temas que marcou a semana nas pesquisas dos portugueses no Google.

Lá fora

  • Terrorismo em Viena. A semana começou com mais um atentando terrorista depois de, na semana anterior, ter sido registado um ataque em Nice (França), onde morreram três pessoas. Agora, em Viena (Áustria), cinco pessoas perderam a vida, incluindo um dos terroristas, resultante de uma série de seis tiroteios em vários pontos da cidade. Um dos presumíveis autores do atentado conseguiu escapar à polícia e, ao final do dia de sexta-feira, ainda estava a monte.
  • Noite louca antes do confinamento. O Reino Unido voltou a entrar em confinamento na quinta-feira. Mas, na noite anterior, no centro de Londres, foram muitas as pessoas que foram para as ruas num momento de festejo, violando as regras de distanciamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. Inglaterra é, atualmente, o país da Europa que regista o maior número de mortes devido ao novo coronavírus.
  • Televisões interrompem declarações falsas de Trump. Na quinta-feira, quando o presidente dos EUA surgiu em frente às câmaras para declarar que venceu as eleições, várias estações televisivas, como a ABC, a CBS e a MSNBC, decidiram interromper a emissão para explicar aos telespetadores que tudo não passava de uma grande mentira do presidente. É preciso esperar até que todos os votos estejam contados.

Nos negócios

  • Alibaba e Richemont investem na Farfetch. Os rumores estavam certos e a Farfetch anunciou que fechou uma parceria de 1,1 mil milhões de dólares com os chineses da Alibaba e com os suíços da Richemont com vista a “acelerar a digitalização da indústria do luxo”. “As novas iniciativas com o grupo Alibaba e a Richemont vão ampliar a estratégia da Farfetch para permitir que a transformação digital aconteça na indústria do luxo, que já foi acelerada com os desafios sem precedentes resultantes da crise pandémica da Covid-19″, disse José Neves, fundador do grupo britânico de ADN português.
  • Facebook lança programa de literacia. O Facebook anunciou um programa para “ajudar os jovens portugueses a navegarem de forma segura num mundo digital progressivamente mais complexo, e ao mesmo tempo, que tenham capacidade e conhecimento suficiente para influenciar a comunidade digital de forma positiva”. Denominado “Get Digital”, o programa é totalmente gratuito.
  • Novo líder nos mais vistos de sempre do YouTube. A popular plataforma de vídeos tem um novo líder: o vídeo infantil do “Baby Shark” é, desde a semana passada, o mais visto de sempre no YouTube, destronando “Despacito”. Produzido pela companhia educativa sul-coreana Pinkfong, o vídeo foi visto 7.044 milhões de vezes.

Nota: A Google Trends é uma rubrica semanal, publicada aos fins de semana, que resume os temas mais populares da internet com base na ferramenta homónima da Google. É assinada pelo jornalista do ECO Tiago Lopes.

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