Governo impôs recolhimento às 13h para travar almoços de família
O Governo definiu as 13h00 para o recolhimento obrigatório nos próximos dois fins de semana porque quer travar os convívios familiares e sociais à hora de almoço, disse o primeiro ministro.
António Costa disse que “não foi por acaso” que o Governo definiu as 13h00 para o recolhimento obrigatório nos próximos dois fins de semana. Escolha da hora prende-se com o facto de querer travar os convívios familiares e sociais à hora de almoço, o contexto em que têm ocorrido mais contágios de Covid-19.
“É duro de dizer, mas temos de evitar convívios à hora de almoço. Por isso é que limitámos [a circulação na via pública] a partir da uma da tarde” ao fim de semana, referiu o primeiro-ministro, citando dados dos inquéritos epidemiológicos que indicam que 68% das infeções ocorrem em convívio familiar e social.
De acordo com as regras do estado de emergência, impõe-se o dever de recolhimento domiciliário nos próximos dois fins de semana entre as 13h00 e as 5h00 do dia seguinte nos concelhos mais afetados pela pandemia, havendo exceções como ida para o trabalho e regresso a casa, passeio higiénico, saídas de emergência ou ida ao supermercado.
"É duro de dizer, mas temos de evitar convívios à hora de almoço. Por isso é que limitámos [a circulação na via pública] a partir da uma da tarde.”
Em relação aos restaurantes, estes poderão podem funcionar em regime de take-away e em regime de entrega ao domicílio, disse António Costa, em declarações transmitidas pela RTP 3, após um encontro com parceiros sociais. “Sabemos bem que será o setor mais atingido porque não pode antecipar eventos”, ao contrário de outros setores, como dos espetáculos, “que estão a ser antecipados para as pessoas poderem chegar a casa a tempo e horas”, exemplificou o primeiro ministro.
Adiantou ainda que os apoios aos restaurantes para compensar a perda de receitas deverão ser apresentados pelo ministro da Economia esta quarta ou quinta-feira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo impôs recolhimento às 13h para travar almoços de família
{{ noCommentsLabel }}