5 coisas que vão marcar o dia

Arranca o novo estado de emergência, que prevê medidas diferenciadas consoante o risco de transmissão nos concelhos. Ao mesmo tempo, o CFP vai publicar um relatório sobre as contas dos municípios.

No dia em que a Assembleia da República caminha para o terceiro dia de discussão e votação das propostas alteração ao Orçamento do Estado para 2021, entra em vigor o novo estado de emergência. Esta terça-feira, o Conselho das Finanças Públicas divulga o relatório que analisa de fio a pavio as contas dos municípios. Além disso, para assinalar o quartro aniversário do ECO, o jornal junta empresários, gestores, economistas e decisores políticos para debaterem a reindustrialização portuguesa e europeia.

Entra em vigor novo estado de emergência

Esta terça-feira entra em vigor o novo estado de emergência, que se prolonga até 8 de dezembro. Este será o quinto estado de emergência desde o início da pandemia, sendo que Portugal continental passa agora a estar a quatro “velocidades” com medidas diferenciadas em função do risco de transmissão da Covid-19. Neste contexto, o Executivo criou quatro níveis de risco para classificar os concelhos, consoante o número de casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. “É em função destes níveis que iremos modelando as medidas a adotar” para travar o aumento do número de casos de Covid-19, disse o primeiro-ministro este sábado, durante a conferência de imprensa onde anunciou as novas medidas. Entre as novidades trazidas está também o uso obrigatório de máscara nos locais de trabalho, exceto quando os postos de trabalho são isolados ou quando haja separação física entre diferentes postos.

Conselho das Finanças Públicas apresenta contas dos municípios

Também esta terça-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) vai publicar o relatório sobre evolução orçamental da Administração Local, referente ao período entre janeiro e junho de 2020. No ano passado, o excedente orçamental dos municípios aumentou 112 milhões de euros face a 2018, atingindo 568 milhões de euros, representando esta subida “menos de metade” dos 278 milhões de euros previstos no Orçamento do Estado para 2019.

Terceiro dia de votações na especialidade do Orçamento de Estado para 2021

A Assembleia da República continua a discutir e votar as mais de 1.500 propostas de alteração que os partidos apresentaram à proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2021. Para os socialistas, este “é um número muito elevado e desajustado”, resultando num guião de votações que supera as mil páginas por dia. Este processo vai culminar na votação final global, agendada para quinta-feira.

Presidente do BCE discursa em evento da ONU

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa esta terça-feira numa mesa redonda sobre “Renascer a Economia Global para o Desenvolvimento Sustentável”. A iniciativa é da Organização das Nações Unidas (ONU) e terá lugar via streaming às 14h00 de Lisboa.

Conferência Anual do ECO. Fábrica 2030. Portugal e a Reindustrialização da Europa

Esta terça-feira, o ECO junta empresários, gestores, economistas e decisores políticos numa conferência conjunta para discutirem a reindustrialização portuguesa e europeia. Sob o mote “Fábrica 2030. Portugal e a Reindustrialização da Europa”, o evento terá lugar na fábrica da Polopiqué, em Santo Tirso. Arranca às 9h45 e termina às 12h30, com o encerramento a cargo de Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital. Entre o vasto leque de convidados, constam Pedro Castro e Almeida, CEO Santander Portugal, Carlos Ribas, CEO Bosch Portugal ou Luís Onofre, presidente da APICCAPS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião