Há 4.044 novos casos de Covid-19 e morreram mais 74 pessoas

A DGS encontrou 4.044 novos casos de Covid-19 e registou mais 74 mortes pela infeção em Portugal. Números dos internados continuam em alta e há novos dados sobre a incidência da doença nos concelhos.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) registou 4.044 novos casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, o que eleva para 264.802 o total de casos registados no país desde o início da pandemia. Trata-se de uma taxa de crescimento diária de 1,55%.

84.004 pessoas lutam atualmente contra a doença, sendo o saldo de mais 62 pessoas face à contabilização anterior. Isto acontece depois de 3.908 pessoas terem sido dadas como recuperadas nas últimas 24 horas, num total de 176.827 portugueses que sobreviveram à infeção pelo novo coronavírus.

De acordo com o boletim epidemiológico da DGS, mais 74 pessoas morreram de complicações resultantes da doença. No total, já foram registados 3.971 óbitos por Covid-19 em Portugal desde o início desta crise sanitária.

Os números dos internamentos continuam em alta, exercendo pressão sobre o sistema nacional de saúde português, sobretudo o Serviço Nacional de Saúde. Enquanto a esmagadora maioria das pessoas estão a ser medicamente seguidas a partir do domicílio, há 3.241 internados, mais 90 do que no balanço anterior, dos quais 498 internadas em unidades de cuidados intensivos, um acréscimo de sete.

Por regiões, o Norte continua a registar a maioria dos novos casos, mais 2.258 novas infeções e 35 mortes a lamentar. Já a região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou a barreira dos 90 mil casos desde o início do surto, com mais 1.052 novos casos e 26 óbitos a lamentar nas últimas 24 horas. Há também 490 novos casos no Centro e uma dezena de óbitos.

Os dados divulgados esta segunda-feira atualizam também a incidência da Covid-19 em cada um dos concelhos portugueses, medida pelo número de casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. A lista completa pode ser consultada diretamente neste documento (a partir da terceira página):

A DGS dá ainda conta da existência de 82.025 pessoas sob vigilância ativa das autoridades de saúde, por terem estado em contacto com pessoas entretanto diagnosticadas com a doença.

DGS prepara plano de vacinação

Com os primeiros resultados dos ensaios clínicos a serem conhecidos nas semanas recentes, a diretora-geral da saúde, Graça Freitas, disse esta segunda-feira que “o plano de vacinação tem vindo a ser feito desde que as vacinas começaram a ser fabricadas e testadas”. “Toda a logística, do transporte, rede de frio, administração, formação e planos de comunicação, está a ser pensada”, reiterou.

“Portugal está nos mecanismos europeus para a aquisição da vacina”, lembrou Graça Freitas, que indicou ainda que nenhuma foi, ainda, aprovada pela agência europeia que regula esta área. Ainda assim, quis deixar uma “palavra de tranquilidade” aos portugueses: “Acompanhamos os mecanismos europeus e, a nível nacional, temos instituições robustas”, apontou.

Graça Freitas aproveitou a conferência de imprensa da DGS para fazer referência a “uma boa notícia”: “Alguns concelhos que já estiveram bem piores há umas semanas estão a mostrar tendência de abrandamento”, apontou.

Revelou também que já 1,5 milhões de pessoas em Portugal foram vacinadas contra a gripe, mas a DGS não conhece quantas destas pessoas fazem parte de grupos de risco. Contudo, está a ser feito um estudo, chamado “Vacinómetro”, por “amostragem”, que permitirá aferir quantas destas pessoas fazem parte de grupos de risco.

Por fim, sobre a intenção do PCP de manter a realização do congresso, a diretora-geral disse que “teve conhecimento da documentação e do que foi pedido através da rede de autoridades de saúde”. “Neste momento, a proposta está em análise”, rematou.

(Notícia atualizada pela última vez às 15h59)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há 4.044 novos casos de Covid-19 e morreram mais 74 pessoas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião