Principal índice alemão ganha dez membros após escândalo com Wirecard

  • ECO
  • 24 Novembro 2020

O índice de referência alemão Dax vai passar a ter 40 membros a partir de setembro do próximo ano. Operador da bolsa de Frankfurt aperta critérios de elegibilidade após escândalo com a Wirecard.

O Dax, o índice de referência de Frankfurt, vai aumentar a “família”. Vai expandir o número de membros das atuais 30 para as 40 companhias a partir de setembro do próximo ano e também terá requisitos de elegibilidade mais apertados, anunciou o operador da bolsa Deutsche Börse esta terça-feira.

As mudanças surgem depois do escândalo da Wirecard, tratando-se da maior transformação operada no índice desde a sua criação, em 1988, de acorco com a agência Reuters (acesso livre/conteúdo em inglês).

A Deutsche Börse adianta que as alterações introduzidas no índice irão aumentar a sua qualidade. “Os participantes do mercado irão beneficiar de um conjunto simples de regras alinhadas com os padrões internacionais e de novos critérios de qualificação para o índice de referência alemão”, referiu Stephan Flaegel, responsável da Deutsche Börse.

De acordo com a Deutsche Börse, a partir do próximo mês, todos os futuros candidatos para entrar no índice terão de registar lucros nos dois anos mais recentes. Para os atuais membros, terão de apresentar resultados trimestrais assim como resultados anuais auditados.

Criado há mais de 30 anos, o Dax foi a resposta da Alemanha ao índice industrial de Wall Street, o Dow Jones. É um índice que reúne as 30 principais empresas da maior economia da Zona Euro. A maioria dos membros fundadores já não figuram no índice.

A última saída do Dax foi protagonizada pela Wirecard, fintech que caiu em desgraça na sequência de fraudes detetadas nas suas contas ao longo de vários anos, segundo o auditor.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Principal índice alemão ganha dez membros após escândalo com Wirecard

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião