Acionistas da Media Capital contrariam ERC e elegem Mário Ferreira como “chairman”

Apesar de a ERC ter avisado que não reconhecerá as deliberações tomadas nesta assembleia-geral, os acionistas da Media Capital decidiram manter a reunião e aprovar todos as propostas na agenda.

Os acionistas da Media Capital reuniram esta terça-feira e aprovaram todos os pontos da agenda, incluindo um novo Conselho de Administração presidido pelo empresário Mário Ferreira, com Paulo Gaspar como vice-presidente e a apresentadora Cristina Ferreira sendo uma de vários vogais.

A realização da assembleia-geral manteve-se, mesmo depois de a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ter decretado na segunda-feira a “suspensão imediata do exercício dos direitos de voto” dos novos acionistas do grupo e alertado que não reconhecerá as deliberações tomadas na mesma. O regulador alegou “falta de transparência” nas referidas participações.

Mas a mesa da assembleia-geral “discorda” da posição da ERC e tomou a decisão de “prosseguir” com a reunião esta terça-feira, como estava previsto. “Os acionistas inscritos na presente assembleia-geral indicaram atempadamente a sua intenção de participação, demonstraram a titularidade das suas ações nos termos da lei e apresentaram os respetivos documentos de representação. Os documentos apresentados não suscitam qualquer dúvida quanto à titularidade de cada uma das participações sociais”, considerou a mesa da assembleia-geral numa posição entretanto divulgada.

Assim, “não há, salvo o devido respeito pela posição da ERC, dúvidas quanto à idoneidade das entidades titulares do capital social ou de participações qualificadas” e “não é ao presidente da mesa da assembleia-geral que cabe adotar medidas cautelares para assegurar o efeito útil dos processos que correm termos na entidade reguladora ou supervisora”, lê-se na referida posição, que terá sido transmitida aos acionistas no arranque da assembleia-geral.

O novo Conselho de Administração da Media Capital marcou, entretanto, uma conferência de imprensa para esta terça-feira à tarde, a realizar-se em Lisboa. O Conselho tem Mário Ferreira como presidente, Paulo Gaspar como vice-presidente, e sete vogais: Avelino Gaspar, Cristina Ferreira, João Serrenho, Luís Cunha Velho, Miguel Osório Araújo, Paula Paz Dias Ferreira e Rui Freitas.

A eleição do novo Conselho de Administração surge num momento-chave da História da Media Capital. A Prisa deixou de ser acionista do grupo há poucas semanas, tendo a sua participação a um conjunto alargado de investidores, depois de, em maio, ter fechado também a venda de mais de 30% do capital da empresa à Pluris Investments de Mário Ferreira. O empresário também é acionista do ECO.

Dá-se ainda numa altura em que, a par do processo da ERC, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) concluiu ter havido concertação entre a Pluris e a Prisa, forçando Mário Ferreira a lançar uma Oferta Pública de Aquisição sobre quase 70% do grupo que controla a TVI.

A assembleia-geral desta terça-feira elegeu ainda o novo Conselho Fiscal, presidido por Sofia Cerveira Pinto, tendo como vogais Filipe Caldeira e Marisa Costa Brito, bem como Bruno Rodrigues como suplente. Foi ainda eleito novo revisor oficial de contas, nova mesa da assembleia-geral (presidida por Carlos do Nascimento Lucena) e Comissão de Remuneração dos Órgãos Sociais (com Avelino Gaspar à cabeça).

Aprovada foi também a proposta de alteração aos estatutos da sociedade. Entre as mudanças está a redução do número mínimo de membros do Conselho de Administração de sete para cinco, e é dada autorização ao board para um aumento de capital até 15 milhões de euros “a exercer pelo prazo de três anos”.

A reunião de acionistas esteve para realizar-se a 28 de outubro. Porém, nessa altura, ainda não tinha sido apresentada qualquer proposta para os novos órgãos sociais, pelo que a mesma foi, então, suspensa.

(Notícia atualizada pela última vez às 14h00 com posição da mesa da assembleia-geral)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acionistas da Media Capital contrariam ERC e elegem Mário Ferreira como “chairman”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião