5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga bateria de indicadores: PIB, inflação, desemprego e turismo. Os trabalhadores dos CTT estão em greve. Se tem IMI a pagar, hoje é o último dia.

Bateria de indicadores nacionais neste que é o último dia do mês de novembro, com o Instituto Nacional de Estatística (INE) a atualizar os dados sobre Produto Interno Bruto (PIB), taxa de desemprego, inflação e turismo. Inicia-se a greve dos CTT. E não se esqueça que hoje é o último dia para para prestação do IMI, se for caso disso.

INE divulga contas nacionais…

O INE divulga as Contas Nacionais Trimestrais com a evolução do produto interno bruto (PIB) no terceiro trimestre. Na estimativa rápida, o gabinete de estatísticas deu conta de um crescimento de 13,2% face ao trimestre anterior, uma evolução que é explicada pelo desconfinamento do país e pela retoma económica. Face ao período homólogo, registou-se uma quebra de 5,8%, depois de se ter verificado uma contração histórica entre abril e junho. Foi mesmo assim?

… e estatísticas do emprego

Também haverá novos dados sobre o desempenho do mercado de trabalho em tempos de pandemia, com o INE a atualizar as Estimativas Mensais de Emprego e Desemprego em relação a outubro. Em setembro, a taxa de desemprego (conceito OIT) situou-se em 7,7%, menos 0,4 pontos percentuais (p.p.) do que no mês precedente e mais e 1,2 p.p. do que há um ano.

Como evoluiu o turismo?

O turismo tem sido dos setores mais afetados pela pandemia, perante as medidas de restrição postas em prática em todo o mundo para travar a propagação do vírus. Portugal, onde o turismo é um dos principais motores da economia, também tem sofrido com isso. O INE atualiza a evolução da atividade turística no mês de outubro, fornecendo dados preliminares.

Correios em greve

Se não recebeu a carta que estava à espera, saiba que os trabalhadores dos CTT estão em greve, reclamando aumentos salariais e melhores condições de trabalho. O protesto prolongar-se-á até dia 3 de dezembro.

Termina prazo para pagar última prestação do IMI

Termina o prazo para pagamento da última prestação do IMI, quer para os contribuintes que o paguem em duas prestações (maio e novembro), se o valor a pagar for entre 100 e 500 euros, quer para os contribuintes que o paguem em três prestações (maio, agosto e novembro), se o valor for superior a 500 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião