Rui Pinto critica António Costa: “Desvaloriza as questões de Estado de direito”

  • ECO
  • 29 Novembro 2020

No dia em que uma investigação acusa Portugal de "jogar" ao lado da Hungria e Polónia, o alegado hacker fala em "tortura psicológica na prisão" e critica o primeiro-ministro português.

O alegado hacker português Rui Pinto criticou este domingo o primeiro-ministro, António Costa. Numa mensagem publicada no Twitter, Rui Pinto acusa o chefe do Governo português de desvalorizar “as questões de Estado de direito” num país onde, alega, “é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão” nacional.

“António Costa desvaloriza as questões de Estado de direito, em relação a um país onde, entre outros, é negado a um detido o contacto com o seu advogado, e onde é exercida tortura psicológica na prisão sobre um cidadão português. São curiosos os meandros das relações entre Estados”, indica a mensagem publicada este domingo, ao final da tarde.

A acusação de Rui Pinto a António Costa surge no dia em que uma investigação do Público acusa Portugal de ter “jogado” ao lado da Polónia e Hungria, criticando à porta fechada a proposta de mecanismo para condicionar o fundo de recuperação europeu ao respeito pelo Estado de direito, em contradição com as posições públicas do primeiro-ministro.

Com 32 anos, Rui Pinto, criador do Football Leaks, está a ser julgado por 90 alegados crimes, a maioria de acesso indevido, mas também de violação de correspondência. Encontra-se em liberdade desde o início de agosto, depois de ter colaborado com as autoridades.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Pinto critica António Costa: “Desvaloriza as questões de Estado de direito”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião