Fed acaba com Libor em junho de 2023

Taxa de referência que bancos usam em contratos de empréstimos vai ser descontinuada e substituída até junho de 2023, anunciou esta segunda-feira a Reserva Federal americana.

A London Interbank Overnight Lending Rate, mais conhecida pela sua sigla Libor, já tem data de validade nos EUA. Esta taxa de referência usada em muitos contratos de empréstimos vai ser descontinuada e terá de ser substituída até junho de 2023, anunciou esta segunda-feira a Reserva Federal americana.

De acordo com o anúncio desta segunda-feira, os bancos deverão deixar de fazer contratos usando a Libor até final de 2021, data a partir da qual esta taxa deixará de ser publicada. O uso da Libor após essa data será considerado um risco de “segurança e solidez” que será levado em conta pelos reguladores.

“Este plano garante que a transição da Libor será ordenada e justa para todos – participantes do mercado, empresas e consumidores”, referiu o governador da Reserva Federal americana Randal Quarles, em comunicado.

A Libor é calculada a partir de uma média de bancos que participam em empréstimos diários entre si. Nesse sentido, é considerada uma taxa de referência para o financiamento de curto prazo que as instituições financeiras possam replicar nas suas operações.

Há algum tempo que a Fed tem vindo a pedir aos bancos para se preparem para a transição da Libor rumo à Secured Overnight Financing Rate, ou SOFR.

Também as taxas de juro de referência do mercado monetário do euro — as Euribor — estão a ser alvo de uma profunda reforma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed acaba com Libor em junho de 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião