Marcelo fala ao país na sexta sobre segunda renovação do estado de emergência

  • ECO
  • 30 Novembro 2020

O Presidente da República vai falar aos portugueses esta sexta-feira sobre o prolongamento do estado de emergência.

O Presidente da República deverá divulgar esta quinta-feira o novo decreto presidencial onde propõe pela segunda vez o prolongamento do estado de emergência que vigora em Portugal desde 9 de novembro. Na sexta-feira o Parlamento deverá aprovar a renovação e Marcelo Rebelo de Sousa falará aos portugueses nesse dia às 20h, segundo avança a Rádio Renascença esta segunda-feira. O próximo período deverá ser de 7 a 21 de dezembro, ou seja, mais 15 dias.

A última renovação foi aprovada no dia 20 de novembro — com os votos favoráveis do PS e do PSD e as abstenções do Bloco de Esquerda, o CDS e o PAN, tendo os restantes partidos votado contra — e entrou em vigor no dia 23. Na quinta-feira haverá reunião do Infarmed e no fim de semana deverá haver novo Conselho de Ministros para o anúncio das medidas que vão estar em vigor nos próximos quinze dias.

De acordo com a Rádio Renascença, apesar de o novo decreto ser semelhante ao anterior, haverá uma diferença: o preâmbulo do decreto deverá preparar já a próxima renovação do estado de emergência (de 21 de dezembro a 4 de janeiro), a qual irá incluir o período de Natal e de Ano Novo. O próprio Presidente já tinha indicado que iria já revelar o que os portugueses poderiam fazer na Natal porque não seria na véspera que o iria decidir. “Parece-me de bom senso que, antecipadamente, os portugueses saibam como podem organizar aquele fim de semana de 24, 25, 26 e 27”, disse Marcelo no sábado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marcelo fala ao país na sexta sobre segunda renovação do estado de emergência

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião