Moody’s pessimista para a banca. Vê mais malparado e consolidação

"A perspetiva para os bancos da Zona Euro, Reino Unido e países nórdicos é negativa em 2021", diz a agência de notação financeira. A Covid-19 pesa no sentimento.

A Moody’s está pessimista para a banca europeia. A agência de notação financeira alerta que o setor financeiro vai enfrentar sérios desafios no próximo ano, destacando o aumento do malparado em resultado da crise pandémico. Vê o corte de custos e a consolidação como inevitáveis em termos de Covid-19.

“A perspetiva para os bancos da Zona Euro, Reino Unido e países nórdicos é negativa em 2021, com o setor a enfrentar um contexto desafiante em resultado da fraca recuperação económica, o aumento do malparado e as fracas perspetivas em termos de rentabilidade”, refere a agência norte-americana.

Relativamente à Zona Euro, a Moody’s destaca o tema do malparado. Diz que “a qualidade do crédito vai cair”, salientando ainda como desafio a “fraca rentabilidade” dos bancos tendo em conta “a crónica ineficiência” do setor que será afetada pelo aumento do “malparado e a contração das margens financeiras”.

“Os bancos vão ter de acelerar o corte de custos e os investimentos no digital para contrariarem a pressão sobre as receitas”, refere a Moody’s, notando que a consolidação também será um tema relevante em 2021.

“A consolidação doméstica prosseguirá“, com os bancos da região a procurarem estas operações como forma de compensarem os custos de reestruturação, mas “a consolidação transfronteiriça manter-se-á ‘fora de jogo’ amenos que haja a harmonização da regulação e da proteção dos consumidores”, remata.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moody’s pessimista para a banca. Vê mais malparado e consolidação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião