Bancos emprestam 976 milhões para a casa em outubro

Voltou a subir o montante de financiamento às famílias para a compra de casa. Em outubro, os bancos concederam 976 milhões de euros em empréstimos à habitação, uma subida ligeira face ao mês anterior.

O crédito concedido para a compra de casa voltou a subir em outubro pelo segundo mês seguido. Os bancos emprestaram 976 milhões de euros para a habitação, um aumento ligeiro face ao mês anterior. Foi o valor de financiamento mais elevado desde janeiro, antes da pandemia.

“Os montantes das novas operações de empréstimos para habitação, consumo e outros fins totalizaram 976 milhões de euros, 391 milhões e 156 milhões, respetivamente”, adianta o Banco de Portugal esta quarta-feira.

Crédito para a casa sobe

Fonte: Banco de Portugal

No total, as famílias pediram à banca cerca de 1.523 milhões de euros em outubro para as várias finalidades (casa, consumo e outros fins), montante que representa uma ligeira descida face ao valor das novas operações realizadas em setembro (1.541 milhões de euros).

Feitas as contas, desde o início do ano, os bancos já concederam mais de nove mil milhões de euros às famílias portuguesas para a aquisição de habitação, o que corresponde a um aumento de 6,4% face ao valor concedido nos dez meses do ano passado. Isto apesar de a pandemia ter obrigado o Governo a impor restrições sérias na atividade económica, embora com poucos reflexos na procura de crédito da casa, como demonstram os números.

No que diz respeito ao crédito ao consumo e outros fins, a soma do ano vai já nos 3,6 mil milhões e 1,8 mil milhões, respetivamente.

Taxa renova mínimos

A taxa de juro média nas novas operações de empréstimos para habitação voltou a cair em outubro para novo mínimo histórico. Recuou cinco pontos base para 0,87%, segundo o Banco de Portugal, numa altura em que os maiores bancos voltaram a baixar os spreads.

Também o juro médio dos empréstimos ao consumo registou uma queda de 20 pontos base para 6,43%, enquanto a taxa dos empréstimos para outros fins seguiu rumo diferente e aumentou para 3,76%.

Quanto à taxa de juro média dos novos empréstimos concedidos às empresas, registou-se um aumento de sete pontos base face a setembro, para 2,07%, segundo o supervisor bancário.

(Notícia atualizada às 11h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos emprestam 976 milhões para a casa em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião