Pós-Covid trará o “fim das secretárias individuais nos escritórios”, diz CTO do Slack

Uma transformação profunda no trabalho e no espaço do trabalho, é aquilo que antecipa o CTO do Slack, Cal Henderson, no palco do Web Summit digital.

A Covid-19 trará uma transformação profunda na maneira como trabalhamos, na forma como nos relacionados e, também, no espaço de trabalho em si. A convicção é do CTO do Slack, Cal Henderson, que esteve esta manhã, à conversa com Jemima Kiss (Hothouse Solutions), para dezenas de milhares de pessoas no primeiro dia do Web Summit from home, a partir de Lisboa.

O responsável de tecnologia da plataforma de mensagens instantâneas assegura que há ainda uma margem de oportunidades na maneira como olhamos para o mercado do trabalho atual. “Passamos muito tempo no Zoom com a nossa equipa mais próxima e imediata, mas não com todos os elementos da organização. Aqui ainda há uma margem enorme de oportunidade”, assegura Cal Henderson.

Por isso, o responsável assinala que “a forma como nos vamos relacionar com o escritório nunca mais será igual”. “Quando olhamos para dados que recolhemos sobre os trabalhadores numa organização, só 12% das pessoas quer voltar ao escritório a 100% depois da pandemia. A maioria das pessoas quer ir ao escritório alguns dias por semana. Ter flexibilidade de trabalhar de casa. Com isso, a natureza do escritório muda para ser um espaço social e de encontro. O feeling do escritório vai mudar para sempre”, defende.

A materialização dessas mudanças será feita, por exemplo, no fim das secretárias individuais na maioria dos escritórios, antecipa. “Vamos passar a distinguir melhor o que são os trabalhos que podem ser feitos a solo e os que têm de ser feitos colaborativamente. E a comunicação será feita mais por canais de mensagens do que por email. E, oxalá, pelo Slack”, brincou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Pós-Covid trará o “fim das secretárias individuais nos escritórios”, diz CTO do Slack

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião