Hoje nas notícias: Moratórias, Efacec e vacinação
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) decidiu aprovar o lançamento de novas moratórias bancárias para aliviar o impacto da pandemia sobre empresas e famílias. Nas eleições presidenciais, Marcelo anuncia recandidatura no domingo, enquanto Ventura diz que “Rui Rio nunca será primeiro-ministro” sem o Chega. Nas notícias sobre a pandemia, as grávidas e as crianças estão fora da fase inicial de vacinação.
EBA aprova nova vaga de moratórias bancárias
A Autoridade Bancária Europeia (EBA) decidiu, esta quarta-feira, aprovar o lançamento de novas moratórias bancárias para aliviar o impacto da pandemia sobre empresas e famílias. Podem incidir sobre créditos em dificuldade a partir do início de outubro, altura em que foi suspensa a adesão ao mecanismo criado em abril que permite que seja adiado o pagamento das prestações à banca, tanto de capital como de juros. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).
Ventura: “Rui Rio nunca será primeiro-ministro” sem o Chega
O líder do Chega espera que o partido se torne a maior força política à direita em Portugal já na próxima legislatura, ganhando assim poder negocial. “Não vai ser possível fazer nenhuma maioria à direita sem o Chega”, refere André Ventura. Após ter viabilizado a solução para o Governo regional dos Açores, garante que não quer lugares. “A nível nacional ouvi o dr. Rui Rio dizer: comigo o Chega não entrará no Governo. Então, se o Chega não entrará no Governo do dr. Rui Rio – eu quero dizer isto aqui, deixar muito claro – o dr. Rui Rio nunca será primeiro-ministro de Portugal”, sublinha. Sobre a candidatura à Presidência da República, André Ventura não considera “realista” que consiga derrotar o atual presidente Marcelo Rebelo de Sousa numa primeira volta, mas espera chegar à segunda volta. A adversária é, diz, Ana Gomes. Leia a entrevista completa no Público (acesso condicionado).
Marcelo anuncia recandidatura no domingo
Depois de tentar adiar ao máximo a comunicação, Marcelo Rebelo de Sousa vai anunciar a recandidatura a Belém no domingo. O Presidente da República optou por esperar pela aprovação do Orçamento de Estado para 2021, pela renovação do estado de emergência e pelas novas medidas que entraram em vigor no Natal e na passagem do ano. Medidas que serão anunciadas pelo primeiro-ministro no próximo sábado. Leia a notícia completa no Jornal I (link indisponível).
Grávidas e crianças fora da fase inicial de vacinação
A ministra da Saúde, Marta Temido, destaca que a vacina será universal, gratuita e facultativa para todos, mas alerta para a lentidão no processo. Numa fase inicial será administrada apenas no Serviço Nacional de Saúde (SNS), sendo que as grávidas e as crianças não estão abrangidas. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso livre).
Reprivatização da Efacec foi condicionada pelo OE
A avaliação da Efacec já foi terminada, mas os próximos passos não avançaram devido à discussão do Orçamento do Estado para 2021, segundo noticia o Jornal de Negócios. Em causa está um processo que pretende apurar o valor a pagar pelo Estado, no âmbito da nacionalização da empresa, pela posição detida por Isabel dos Santos e, logo de seguida, avançar com a reprivatização. Fonte oficial da Parpública confirmou ao Negócios que as avaliações “para efeito do processo de reprivatização já se encontram concluídas”, segundo fonte oficial. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Moratórias, Efacec e vacinação
{{ noCommentsLabel }}