5 coisas que vão marcar o dia

Ministro das Finanças recebe o homólogo francês. Numa altura em que se adensam as expectativas sobre a chegada de uma vacina contra a Covid-19, é conhecido o plano nacional de vacinação.

No mesmo dia em que as altas figuras do Estado se voltam a reunir no Infarmed com especialistas da saúde para avaliar a evolução da pandemia em Portugal, o Governo apresenta o plano de vacinação contra a Covid-19. A marcar o dia está ainda o encontro do ministro das Finanças português com o homólogo francês para discutir as prioridades da Presidência Portuguesa da UE, bem como o bloqueio da Polónia e Hungria à bazuca europeia. O Eurostat vai divulgar dados sobre a evolução das vendas do comércio a retalho na Zona Euro e a OPEP vai decidir a próxima fase da produção de crude.

Governo apresenta plano de vacinação contra a Covid-19

É o dia D. O Governo vai apresentar esta quinta-feira o plano de vacinação contra o novo coronavírus. A intenção foi revelada pelo primeiro-ministro em entrevista ao Observador, sendo que aquando do anúncio António Costa rejeitou que Portugal esteja atrasado nesta matéria. “Não vale a pena estarmos a antecipar ansiedades”, disse o chefe de Governo. A apresentação do plano português acontece numa altura em que vários países europeus já anunciaram as suas estratégias de vacinação, incluindo Reino Unido, Alemanha e Espanha, e em que a vacina da Pfizer e da Moderna estão já em fase avançada de desenvolvimento.

Reunião do Infarmed faz ponto de situação da pandemia

Esta quinta-feira Governo, Presidente da República, parceiros sociais e partidos voltam a encontrar-se com os especialistas da saúde no Infarmed para fazer um ponto de situação da pandemia em Portugal. No centro da discussão deste encontro estarão temas como a eventual prorrogação do estado de emergência, um balanço das medidas tomadas até agora e a evolução da Covid-19 no país. Até ao final desta semana, Marcelo Rebelo de Sousa deverá decretar a renovação do estado de emergência, o que só pode acontecer depois de um parecer favorável do Governo e da aprovação pelo Parlamento, que deverá acontecer na sexta-feira à tarde.

João Leão recebe Le Maire em Lisboa

O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, vai receber o homólogo francês, Bruno Le Maire, num encontro marcado para as 14h15. Entre os temas a serem debatidos nesta reunião estarão as prioridades da Presidência Portuguesa da União Europeia, bem como o bloqueio ao plano de recuperação económica e ao orçamento da União Europeia por parte da Polónia e da Hungria. Na quarta-feira, a partir de Bruxelas, o primeiro-ministro português já fez saber que não há Plano B, pelo que o Conselho Europeu da próxima semana tem mesmo de aprovar o fundo de recuperação e o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027.

Eurostat divulga dados sobre o comércio

O Eurostat vai divulgar dados sobre a evolução das vendas no comércio a retalho na Europa, relativos ao mês de outubro. Estes indicadores poderão ajudar a medir o pulso da recuperação económica no Velho Continente. Em setembro, o volume do comércio a retalho na Zona Euro sofreu, uma queda de 2% em relação ao mês anterior, quando tinha aumentado 4,2%, e permanece 2,2% abaixo do nível registado um ano antes, de acordo com dados publicados pelo gabinete de estatísticas europeu.

OPEP decide níveis de produção de petróleo em 2021

Depois do adiamento, os 13 países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vão reunir-se com um conjunto mais alargado de produtores, conhecido como OPEP+, para decidir sobre o aumento da produção de crude ou a manutenção dos cortes durante o primeiro trimestre de 2021. Segundo a Bloomberg, alguns membros do cartel consideram que o mercado ainda está muito frágil para absorver um aumento da produção, enquanto outros pretendem aproveitar a subida dos preços para aumentar a produção e, consequentemente, a receita.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião