Shimon Peres, Nobel da Paz e um dos fundadores de Israel, morreu aos 93 anos

  • Marta Santos Silva
  • 28 Setembro 2016

"Toda a nação de Israel e a comunidade global partilham esta grande perda", disse o filho do líder histórico que defendeu a paz no Médio Oriente.

Shimon Peres, uma das figuras incontornáveis da história de Israel e vencedor do prémio Nobel da Paz, morreu aos 93 anos num hospital de Telavive. O líder histórico tinha tido um acidente vascular cerebral há duas semanas e estava hospitalizado desde então.

A morte do antigo primeiro-ministro e presidente de Israel foi anunciada esta manhã de quarta-feira pelo seu filho, Chemi Peres, numa conferência de imprensa. “É com imensa pena que nos despedimos do nosso querido pai, o nono presidente de Israel”, disse Chemi Peres, no hospital perto de Telavive onde o pai se encontrava internado. “Fomos privilegiados em fazer parte da família dele, mas hoje sentimos que a nação inteira de Israel e a comunidade global partilham esta grande perda. Partilhamos esta dor”.

O líder histórico foi um dos principais responsáveis pelos acordos de paz de Oslo, em 1993, pelos quais recebeu o Nobel da Paz juntamente com o líder palestiniano Yasser Arafat e o então primeiro-ministro israelita Yitzhak Rabin.

A história da vida de Shimon Peres é indestrinçável da história de Israel. Desde a fundação do estado em 1948 que Shimon Peres é uma figura central — seja nos anos 1950 a ajudar a trazer um reator nuclear para o país e a desenvolver a indústria, seja nos anos 1960 quando foi um dos principais responsáveis pela criação do sistema de defesa de Israel e armazenamento de armas nucleares, seja nas décadas que se seguiram, quando inverteu a sua posição e se tornou um dos maiores defensores da paz no Médio Oriente.

Barack Obama louvou as qualidades de Peres enquanto estadista e considerou-o “a essência de Israel” numa declaração emitida após a morte do antigo presidente se tornar conhecida. “Enquanto americanos, estamos em dívida para com ele porque, tendo trabalhado com todos os presidentes dos Estados Unidos desde John F. Kennedy, ninguém fez mais do que Shimon Peres ao longo de tantos anos para construir a aliança entre os nossos dois países”.

Shimon Peres nasceu na Polónia em 1923 e viveu na Palestina controlada pelos britânicos a partir de 1934. Foi primeiro-ministro três vezes, ministro dos Negócios Estrangeiros três vezes, e presidente de Israel por um mandato de sete anos, até 2014.

Nos últimos anos, Peres tinha criticado frequentemente a orientação do governo de Benjamin Netanyahu, que tem escalado o conflito com os territórios palestinianos, mesmo sem o mencionar diretamente. “Israel deveria implementar a solução de dois estados para o seu próprio bem”, disse Peres no ano passado, em declarações relembradas esta quarta-feira pelo The Guardian. “Se perdermos a nossa maioria, e hoje somos quase iguais, não poderemos permanecer um estado judeu nem um estado democrático”.

Editado por Paulo Moutinho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Shimon Peres, Nobel da Paz e um dos fundadores de Israel, morreu aos 93 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião