Custos de construção aumentam 2,2% em outubro

Preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 1,3% e de 3,6% em outubro, face ao período homólogo.

Os custos da construção de habitação nova subiram 2,2% em outubro, à semelhança do mês anterior. O custo da mão-de-obra e a componente dos materiais foram dois dos fatores que impulsionaram este aumento, de acordo com os dados do índice de Custos de Construção e Habitação Nova (ICCHN) divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

O preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 1,3% e de 3,6% em outubro, face ao período homólogo. O custo da mão-de-obra contribuiu com 1,5 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga d o índice de Custos de Construção e Habitação Nova e a componente dos materiais contribuiu com 0,7 pontos percentuais.

Índice de Custos de Construção de Habitação NovaINE

 

Em outubro, a taxa de variação mensal do índice de Custos de Construção e Habitação Nova foi 0,3%, enquanto o custo dos materiais aumentou 0,4% e da mão-de-obra 0,1%. As componentes mão-de-obra e materiais contribuíram com 0,2 e 0,1 pontos percentuais, respetivamente, para a formação da taxa de variação mensal do índice, de acordo com o INE.

O ICCHN é uma estatística derivada que tem como objetivo medir o custo de construção de edifícios residenciais em Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Custos de construção aumentam 2,2% em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião