EuroBic vende 1,2 mil milhões de euros da carteira de crédito à habitação

  • ECO
  • 9 Dezembro 2020

Banco liderado por José Azevedo Pereira concluiu com sucesso a primeira operação de titularização de crédito hipotecário residencial, numa transação de 1,2 mil milhões organizada pela StormHarbour.

O EuroBic vendeu cerca de 1,2 mil milhões de euros de crédito hipotecário residencial através daquela que foi a sua primeira operação de titularização de Residential Mortgage Backed Securities (RMBS).

De acordo com um comunicado da StormHarbour, que organizou a operação, o banco liderado por José Azevedo Pereira concluiu com sucesso a operação de titularização que teve como colateral 1,241 mil milhões de euros relativos a um portefólio de cerca de 14 mil contratos de empréstimos hipotecários em Portugal.

Com esta transação, que contou com ratings de AA pela S&P e A1 pela Moodys para as notas seniores, foram emitidos títulos que estão cotados na Euronext Lisbon.

“Estamos muito satisfeitos por termos ajudado o EuroBic nesta importante e marcante transação para eles”, disse Marcos Chazan, diretor de Estruturação e Advisory da StormHarbour Portugal.

“A transação destaca a capacidade da StormHarbour de ajudar os seus clientes nas transações de estreia e na conclusão de operações em circunstâncias excecionais. Foi um prazer trabalhar com a equipa do EuroBic, bem como com os outros parceiros na montagem desta transação num curto espaço de tempo”, acrescentou Paulo Gray, diretor da StormHarbour Portugal, no comunicado.

A operação foi assessorada pela PLMJ e liderada por Gonçalo Reis Martins, sócio de Mercado de Capitais e Bancário e Financeiro. A equipa incluiu ainda Kathleen Barley e Carolina Antunes.

Gonçalo Reis Martins disse ao ECO que esta “foi uma operação muito exigente pelo curto espaço de tempo em que foi executada e particularmente desafiante tendo em conta a atual pandemia a as implicações daí decorrentes ao nível da interação com as agências de rating.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EuroBic vende 1,2 mil milhões de euros da carteira de crédito à habitação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião