Rendimento da agricultura deverá diminuir este ano pela primeira vez em 11 anos

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2020

Rendimento gerado pela atividade agrícola em Portugal deve diminuir 3,3% este ano, face a 2019, recuando pela primeira vez desde 2011, segundo dados do INE.

O rendimento gerado pela atividade agrícola em Portugal deve diminuir 3,3% em 2020, face a 2019, recuando pela primeira vez desde 2011, segundo a primeira estimativa das Contas Económicas da Agricultura divulgada esta quinta-feira pelo INE.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), para este recuo de 3,3% do rendimento da atividade agrícola, em termos reais, por unidade de trabalho ano (UTA), “foi determinante o decréscimo do Valor Acrescentado Bruto (VAB) (-7,7%)”, uma vez que os ‘outros subsídios à produção’ deverão aumentar (+3,6%) e o volume de mão-de-obra agrícola deverá diminuir (-5,6%).

“A atividade agrícola foi naturalmente condicionada pelos efeitos da pandemia Covid-19, verificando-se um impacto negativo na produção vegetal, sobretudo nos produtos mais perecíveis ou sensíveis a transporte e armazenamento, enquanto a produção animal foi afetada pelas alterações nos padrões de consumo decorrentes do confinamento”, refere.

Ainda assim, este ano a importância relativa do setor agrícola na economia nacional deverá manter-se em 1,7%.

Segundo o INE, de janeiro a outubro de 2020 as exportações de produtos agrícolas registaram um aumento de 6,2% face ao período homólogo, enquanto as exportações totais de bens decresceram 11,5%.

No mesmo período, as importações de produtos agrícolas diminuíram 2,6%, um decréscimo menos significativo do que o das importações totais de bens (-16,5%).

Para a diminuição nominal do VAB o INE diz terem concorrido a variação negativa da produção do ramo agrícola (-2,8%) e uma “ligeira variação positiva” do consumo intermédio (+0,4%).

“Em termos reais, perspetiva-se um decréscimo ainda mais acentuado do VAB (-8,7%), refletindo uma redução da produção mais pronunciada em volume (-3,2%) do que em valor”, nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rendimento da agricultura deverá diminuir este ano pela primeira vez em 11 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião