Duarte Cordeiro diz que BE “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”

  • ECO
  • 11 Dezembro 2020

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares diz que o Bloco "fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”, quando votou contra o OE2021, mas não afasta entendimento no futuro.

Aquando da discussão do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) as tensões subiram entre Bloco de Esquerda e Governo, pondo fim à típica geringonça. Em entrevista ao Jornal Económico (acesso pago), Duarte Cordeiro, responsável pelas negociações do Executivo com os restantes partidos, considera que o Bloco “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”, não poupando criticas ao antigo parceiro de geringonça.

Quando alguém apresenta exclusivamente matérias que sabe que correspondem a pontos de divergência, não valoriza as aproximações feitas noutras matérias e é natural que isso signifique a opção estratégica de se afastar”, aponta, referindo-se às 12 propostas de alteração do OE2021 dos bloquistas. Ao mesmo tempo, Duarte Cordeiro sublinha que o PCP “procurou fazer um número muito significativo de alterações”, permitindo ainda que se trabalhasse ainda “num conjunto de avanços”. “Isso também significa uma opção estratégica do PCP, que leu bem a circunstância política”, defende.

Ainda assim, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares não afasta que o diálogo seja retomado com o Bloco no futuro, considerando que há “capacidade de entendimento” e dando como exemplo o que se passou com os comunistas. “Da mesma maneira que quando o PCP votou contra o Orçamento Suplementar muita gente vaticinou que era o fim da capacidade de diálogo com o PS e o Governo, e foi possível demonstrar que não era, também não acredito que assim seja necessariamente com o Bloco”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Duarte Cordeiro diz que BE “fez uma avaliação estratégica do seu afastamento”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião