Galp e BCP perdem 3%. Lisboa interrompe ciclo de sete sessões a subir

Depois de sete sessões em alta, bolsa de Lisboa caiu mais de 1%, penalizada pela Galp e pelo BCP, que perderam cerca de 3%. Jerónimo Martins travou queda mais acentuada.

Depois de um ciclo de sete dias de ganhos, a bolsa nacional encerrou a última sessão da semana com perdas, penalizada, sobretudo, pelos títulos da Galp e do BCP, que perderam cerca de 3%. Por outro lado, a impedir uma queda mais acentuada do índice de referência nacional estiveram as ações da Jerónimo Martins. Lisboa acompanhou, assim, o cenário de perdas que se vive no resto da Europa.

O PSI-20 recuou 1,10% para 4.742,67 pontos, interrompendo assim o ciclo mais prolongado de ganhos desde o início do ano (sete sessões a valorizar consecutivamente), com apenas quatro cotadas no verde e uma inalterada. Apesar desta queda, esta foi a sexta semana consecutiva de ganhos semanais.

Entre as cotadas que fecharam no vermelho, o destaque foi a Nos, que perdeu 2,94% para 3,102 euros, acompanhada pelo BCP que desvalorizou 2,84% para 0,1230 euros.

No setor da energia a tendência também foi de perdas. A Galp recuou 2,73% para 9.056 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a cair nos mercados internacionais. A EDP, por sua vez, perdeu 0,1% para 4,76 euros, enquanto a EDP Renováveis deslizou 0,22% para 18,5 euros.

No lado oposto, e a travar uma descida mais acentuada do índice, estiveram os títulos da Jerónimo Martins, que somaram 0,21% para 14,645 euros. Destaque ainda para a Pharol que avançou 5,61% para 18,5 euros, representando a maior subida desta sessão.

No resto da Europa o cenário foi, assim como em Lisboa, de perdas, numa altura em que aumentam as preocupações dos investidores relativamente ao Brexit. Esta sexta-feira, uma fonte da Comissão Europeia afirmou que Ursula von der Leyen terá dito que o cenário mais provável é um pós-Brexit sem acordo, o que aumentou as preocupações nos mercados. O índice de referência europeu Stoxx-600 perdeu 0,73% para 390,28 pontos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp e BCP perdem 3%. Lisboa interrompe ciclo de sete sessões a subir

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião