IL quer chamar 53 personalidades ao Parlamento para a comissão de inquérito ao Novo Banco
A Iniciativa Liberal avançou com um requerimento para audições a mais de 50 pessoas na comissão de inquérito ao Novo Banco, bem como cerca de duas dezenas de documentos.
A Iniciativa Liberal quer ouvir mais de 50 pessoas na comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. Na lista, encontram-se figuras como Elisa Ferreira, Mário Centeno, Miguel Maya, Paulo Macedo e Andrea Enria. Além disso, o partido apresentou também requerimentos para cerca de 20 documentos, como a correspondência trocada entre o Banco de Portugal e o Novo Banco desde agosto de 2014.
O partido liderado por João Cotrim de Figueiredo pede também audições a advogados e funcionários de consultoras como Rodrigo Pinto Ribeiro, da Oliver Wyman, António Brochado Correia, da PwC e Vítor Ribeirinho da KPMG, João Alves, da EY e João Gomes Ferreira, da Deloitte, no requerimento entregue esta segunda-feira ao presidente da comissão parlamentar de inquérito, Fernando Negrão.
A lista conta ainda com sete pessoas ligadas ao Banco de Portugal, nomeadamente Luís Máximo dos Santos, Carlos Costa, Costa Pinto, Luís Costa Ferreira, Carlos Albuquerque, Pedro Duarte Neves, António Varela e Vítor Constâncio. Já da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a IL quer ouvir o antigo e a atual presidente, Carlos Tavares e Gabriela Figueiredo Dias.
Já do Governo, tal como outros partidos, a IL pede a audição dos antigos ministros Centeno e Maria Luís Albuquerque, do atual, João Leão, e do antigo secretário de Estado, Ricardo Mourinho Félix. No conjunto, encontram-se ainda pessoas da Comissão de Acompanhamento, José Bracinha Vieira e José Rodrigues de Jesus.
Quanto a figuras do Novo Banco, João Cotrim de Figueiredo avança com requerimento para ouvir Byron Haynes, Kambiz Nourbashch, Rui Fontes, Luísa Soares da Silva, Vítor Bento, Eduardo Stock da Cunha e António Ramalho, enquanto do Fundo de Resolução é chamado João Freitas. Da GamaLife, pedem-se audições de Matteo Castelvetri e Alistair Wallace Bell.
No conjunto consta também pessoas da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Almaça e Margarida Corrêa de Aguiar. Na lista, encontram-se ainda:
- Ana Paula Serra, do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu;
- José Manuel Bernardo, da pwc;
- Pedro Castro Almeida, do Santander;
- Jorge Bleck, da VdA;
- Elke König, do Mecanismo Único de Resolução;
- Sikander Sattar, da KPMG;
- Hugo Velez, da Hipoges;
- Píer Ritter, da DGComp;
- Sergio Monteiro, Consultor;
- Carlos Barradas, do BCG;
- Pedro Marinho Falcão, Advogado;
- Rita Barosa, da Alantra;
- Manuel Macedo, da Alantra;
- Hugh Robinson, da Allen & Overy;
- Fernando La Mora, da Alvarez & Marsal.
A esta lista, de 53 audições, juntam-se as 76 pessoas requeridas pelo PSD, as 32 pedidas pelo PAN, as 18 pedidas pelo Bloco e as mais de 20 pedidas pelo CDS.
Já no que diz respeito a documentos, a IL quer ter acesso, por exemplo, aos relatórios das oito inspeções (on-site inspections) do Banco Central Europeu, e ao Relatório da Comissão de Avaliação das Decisões e Atuação do Banco de Portugal na Supervisão do Banco Espírito Santo (vulgo “Relatório Costa Pinto”).
Na lista encontram-se ainda dossiers relativos a cada uma das sete operações de venda de carteira de ativos: constituição, avaliação, propostas, negociação e decisão, e respetiva correspondência, bem como auditorias internas do Novo Banco desde agosto de 2014.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
IL quer chamar 53 personalidades ao Parlamento para a comissão de inquérito ao Novo Banco
{{ noCommentsLabel }}