Marcelo diz que só em 2020 decide se é recandidato
Marcelo Rebelo de Sousa diz que em setembro de 2020 dirá se é candidato a um segundo mandato em Belém. O Presidente da República diz ainda sentir-se confortável com a amizade com Ricardo Salgado
O Presidente da República diz que só daqui a três anos e meio decidirá se é ou não candidato a um segundo mandato para a presidência da República.
“O ideal era haver um mandato de seis ou sete anos, mas não é assim“, refere o presidente numa altura em que está a comemorar o seu primeiro ano em Belém.
"Até setembro de 2020 direi se sou candidato ”
Marcelo aproveitou ainda a entrevista na SIC para afirmar que a decisão sobre uma eventual recandidatura será tomada em setembro de 2020. “Até setembro de 2020 direi se sou candidato”, afirmou para logo a seguir acrescentar: “Convocarei eleições bem antes das presidenciais, porque quando convocar será claro se serei ou não candidato, evitando confusões”.
A amizade com Salgado
Questionado sobre a sua amizade com Ricardo Salgado, ex- presidente do BES, e que esta semana foi tornado arguido na Operação Marquês que envolve também o ex-primeiro-ministro, José Sócrates, Marcelo reafirmou que se sente confortável com essa amizade.
Marcelo aproveitou inclusive o tema para referir que a “justiça é uma palavra-chave para a democracia” mas recordou que “tem que ser rápida“. Porque acrescenta: “se só o fizer quando os suspeitos estão mortos, é um sistema de justiça que não consegue dar resposta em tempo útil”.
A fechar a entrevista Marcelo confidenciou que quando se chega a Presidente da República “as decisões são muito solitárias”.
Sobre o seu papel em Belém e as suas inúmeras aparições, Marcelo deu o exemplo de Obama e Merkel que também intervêm todos os dias. De resto, Marcelo referiu que “as pessoas são como são, e não mudam quando chegam à função”. Justifica ainda as suas intervenções com o facto ” do tempo político ser hoje muito acelerado”.
Adiantou mesmo que “foi importante intervir muito neste primeiro mandato”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Marcelo diz que só em 2020 decide se é recandidato
{{ noCommentsLabel }}