No próximo fim de semana há proibição de circulação entre concelhos e recolher às 13h. Só 25 concelhos de fora
Em todos os concelhos do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes, não se vai poder circular na rua após as 13h, no próximo fim de semana.
No próximo período de estado de emergência, até 15 de janeiro, serão estendidas as regras atualmente em vigor. Já durante o próximo fim de semana, será proibida a circulação entre concelhos e em todos os municípios do país com mais de 240 novos casos por 100 mil habitantes é proibida a circulação na via pública após as 13 horas.
As medidas só não se aplicam em 25 concelhos, onde a incidência do vírus é inferior a 240 casos por 100 mil habitantes, anunciou o primeiro-ministro, após a reunião do Conselho de Ministros. António Costa alertou ainda que as medidas podem ser apertadas antes de terminar o período, no seguimento da reunião do Infarmed, que ocorre dia 12.
A reunião foi “marcada para o dia onde os peritos e especialistas identificaram como aquele onde podemos ter dados mais seguros relativamente à evolução da pandemia no último mês“, explicou Costa.
O estado de emergência foi decretado por sete dias em vez dos habituais 15 dias, decisão justificada então pelos governantes com a falta de dados disponíveis para perceber a evolução da pandemia durante o período do Natal e do Ano Novo. Dados que apontam para mais de 10 mil novos casos de Covid-19 esta quarta-feira e números semelhantes esta quinta-feira mostram que se “fez bem” em esperar, aponta Costa.
Estes são os 25 concelhos onde o risco é moderado e, por isso, não se aplicarão as medidas mais apertadas ao fim de semana:
- Alcoutim
- Aljezur
- Almeida
- Arronches
- Barrancos
- Carrazeda de Ansiães
- Castanheira de Pêra
- Castelo de Vide
- Coruche
- Ferreira do Alentejo
- Freixo de Espada à Cinta
- Lagoa
- Manteigas
- Monchique
- Odemira
- Pampilhosa da Serra
- Proença-a-Nova
- Resende
- Santiago do Cacém
- Sardoal
- Sernancelhe
- Sines
- Torre de Moncorvo
- Vila de Rei
- Vila do Bispo
(Notícia atualizada às 14h40)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
No próximo fim de semana há proibição de circulação entre concelhos e recolher às 13h. Só 25 concelhos de fora
{{ noCommentsLabel }}