Banco de Portugal levanta “reservas” sobre ida de Tamraz para EuroBic
O Banco de Portugal, que agora é liderado por Mário Centeno, levantou "fortes reservas" à entrada de Roger Tamraz, nome ligado ao petróleo, no capital do EuroBic.
O regulador da banca alertou no final do ano passado os acionistas do EuroBic que a Netoil, empresa liderada por Roger Tamraz (que está na corrida para ficar com o EuroBic), prestou informação errada e imprecisa. O Banco de Portugal levantou assim “fortes reservas” à entrada deste empresário na banca portuguesa, revela o Jornal de Negócios (acesso pago) esta terça-feira.
Nessa carta, o banco central avisou os atuais acionistas de que estes devem proteger a instituição bancária. Até ao momento, o BdP ainda não recebeu uma proposta formal deste negócio. Oficialmente, o banco central diz que “não comenta matérias sujeitas a dever de segredo” e recorda que a autorização do negócio é da “competência exclusiva do BCE, sob proposta do Banco de Portugal”.
Tamraz admitiu recentemente tornar-se o acionista maioritário do EuroBic, adquirindo não só as posições de Isabel dos Santos (42,5%) e de Fernando Teles (37,5%), mas também de Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador, segundo o Jornal de Negócios. A venda do EuroBic arrancou no início do ano passado após as revelações comprometedoras para Isabel dos Santos da investigação jornalística Luanda Leaks.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Banco de Portugal levanta “reservas” sobre ida de Tamraz para EuroBic
{{ noCommentsLabel }}