CGD: Comissão de inquérito funciona por mais 60 dias
Resolução publicada em Diário da República estende prazo de funcionamento da Comissão. Hoje é ouvido Fernando Faria de Oliveira
Os trabalhos da Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos vão prolongar-se por mais 60 dias, de acordo com a resolução do Parlamento publicada esta terça-feira em Diário da República.
O pedido foi feito em conjunto pelo PSD e CDS, na Comissão, mas a decisão era consensual. Menos consensual foi o pedido dos dois partidos para alargar o âmbito da comissão de inquérito. Tanto o PSD como o CDS propõe que os trabalhos abarquem também o processo de reestruturação e recapitalização do banco, foi hoje anunciado. Os socialistas, por sua vez, rejeitam um alargamento que consideram ser um “abandalhamento da comissão de inquérito”. O presidente da Assembleia da República ainda não deu resposta a este pedido tendo inclusivamente feito um pedido de parecer à auditora jurídica do Parlamento sobre essa possibilidade, como avançou o Observador.
Hoje à tarde, a comissão recebe Fernando Faria de Oliveira, ex-presidente do Conselho de Administração da Caixa, e na quinta-feira é a vez é a vez de Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças, ser ouvida.
Os deputados da comissão de inquérito deverão conhecer a lista dos maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos, uma vez que o Tribunal da Relação de Lisboa decidiu levantar o dever de sigilo bancário e profissional do banco, autorizando a instituição a revelar esta informação ao Parlamento. Sob reserva mantém-se a correspondência trocada entre a Caixa, o Banco de Portugal, a CMVM e as instituições europeias.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CGD: Comissão de inquérito funciona por mais 60 dias
{{ noCommentsLabel }}