Portugal no top de novos casos e mortes por Covid-19 por milhão de habitantes

  • ECO
  • 22 Janeiro 2021

Portugal é o primeiro país do mundo com mais mortes por milhão de habitantes. Nos últimos dois dias, o país lidera também o número de novos casos por um milhão de habitantes.

Portugal está a viver “o momento mais grave da pandemia”. O aviso foi feito pelo primeiro-ministro logo no início da semana e os dados refletem cada vez mais essa realidade. Portugal é o primeiro país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes, registando uma taxa de incidência de 1.328,3 casos nos últimos sete dias. Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo site Our World in Data, da Universidade de Oxford, é também o segundo país do mundo com mais óbitos provocados pelo novo coronavírus, tendo superado a barreira de 200 mortes nos últimos três dias.

Nos último dois dias, Portugal reporta o maior número de casos por milhão de habitantes a nível mundial. Esta sexta-feira, de acordo com os dados atualizados às 09h02, o país registava uma taxa de incidência de 1.328,3 novas infeções nos últimos sete dias. A seguir a Portugal encontra-se Espanha (com 948,7 casos por milhão de habitantes), Andorra (918,9) e Israel (811,9). De salientar, que este último país foi dos primeiros a arrancar com o plano de vacinação contra a Covid-19 e tem em curso um plano de vacinação em massa da população.

Média de novos casos por milhão de habitantesFonte: Our World in Data

Quanto à análise de mortes, também por milhão de habitantes, Portugal ocupa a segunda posição a nível mundial, com uma média de 21,7 óbitos por milhão de habitantes. O país é apenas ultrapassado pelo Liechtenstein, que reporta 26,2 mortes por milhão de habitantes e está já à frente do Reino Unido (19,1 mortes por milhão de habitantes), Lituânia (14,7) e da República Checa (14,3). Não obstante, de acordo com o Expresso (acesso livre), ainda esta sexta-feira, Portugal chegou a liderar o ranking das mortes a nível mundial por milhão de habitantes.

Média de novos óbitos por milhão de habitantesFonte: Our World in Data

Estes dados refletem a trajetória ascendente da pandemia no país, numa altura em que a estirpe britânica ganha terreno em Portugal. Nesse sentido, e depois de na sexta-feira passada Portugal ter entrado num novo confinamento, o Governo tem vindo a fazer a reforçar as medidas tomadas. Entre as últimas tomadas, está o encerramento das escolas, bem como, o encerramento das lojas do cidadão e a suspensão dos prazos dos processos não urgentes nos tribunais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal no top de novos casos e mortes por Covid-19 por milhão de habitantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião