Atividade económica fecha ano a subir, antes do agravar da pandemia
O indicador para a atividade económica aumentou para -6,4 pontos, enquanto o indicador coincidente para o consumo privado voltou a aumentar para os -2,1 pontos.
Os indicadores coincidentes mensais para a atividade económica e para o consumo privado voltaram a aumentar em dezembro, face ao mês anterior, seguindo a trajetória iniciada em agosto, divulgou esta sexta-feira o Banco de Portugal (BdP).
O indicador para a atividade económica aumentou para -6,4 pontos, dos -6,7 pontos registados em novembro e o indicador coincidente para o consumo privado voltou também a aumentar para os -2,1 pontos, dos -3,6 pontos registados no mês anterior.
Segundo o BdP, os indicadores coincidentes são “indicadores compósitos que procuram captar a evolução subjacente da variação homóloga do respetivo agregado macroeconómico”.
Assim sendo, refere, apresentam um perfil “mais alisado e não se destinam a refletir em cada momento do tempo a evolução da taxa de variação homóloga do respetivo agregado de Contas Nacionais”.
Este comportamento condiciona a leitura dos indicadores em momentos de inflexão das séries.
O BdP salienta também que os valores passados dos indicadores coincidentes, bem como os respetivos pontos de inflexão, podem ser revistos devido quer a revisões estatísticas da informação de base, quer devido à incorporação de nova informação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Atividade económica fecha ano a subir, antes do agravar da pandemia
{{ noCommentsLabel }}