Autocarros do Porto vão ser movidos a eletricidade 100% renovável

A STCP assinou um contrato com a empresa espanhola Acciona para o fornecimento de energia 100% renovável. Esta solução vai permitir evitar a emissão de 1.046 toneladas de dióxido de carbono.

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) assinou um contrato para o fornecimento de eletricidade 100% renovável com a empresa espanhola Acciona. O contrato assegura o fornecimento de cinco mil megawatts por hora de energia renovável com garantia de origem.

Com esta solução, a operadora de transporte rodoviário vai evitar a emissão de 1.046 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera. Através do consumo desta fonte de energia é garantida a redução de emissões de CO2 nos seis concelhos onde a STCP opera – Porto, Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos e Valongo.

“A eletrificação dos transportes públicos movidos a energia renovável é uma das maneiras mais rápidas e eficazes de tornar as nossas cidades e economias verdes. É por isso que este é um acordo estratégico para a Acciona, por estarmos cientes da relevância de uma empresa como a STCP, qual a sua visão para o futuro dos transportes públicos no Grande Porto, bem como o papel desenvolvido na sensibilização das populações quanto à importância das energias renováveis para a nossa economia e sociedade“, destaca o diretor da divisão de energia da Acciona em Portugal, citado em comunicado.

A STCP já tinha anunciado a intenção de reduzir as emissões de CO2 e desenvolver um sistema de mobilidade sustentável. Para a autarquia do Porto, esta solução “vai permitir à empresa de transportes – agora sob gestão intermunicipal – cumprir a sua estratégia de desenvolvimento de um sistema de mobilidade sustentável, reduzindo a pegada ecológica nos municípios onde opera”.

A Acciona comercializa energia 100% renovável a mais de 500 empresas e instituições em todo o mundo. Em Portugal, a empresa espanhola detém vários ativos de produção de origem renovável, com mais de 166MW de potência instalada, entre tecnologias eólica e solar. O seu portfólio em território nacional é constituído por 16 parques eólicos, bem como uma das maiores centrais fotovoltaicas da Península Ibérica, a Central Solar da Amareleja.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Autocarros do Porto vão ser movidos a eletricidade 100% renovável

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião